The Visual Silence

Authors

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7625.rm.2025.237419

Keywords:

Presence, Aural Architecture, Technological Mediation, Performance

Abstract

 The present text aims to present a critical and reflective analysis of a pedagogical activity previously carried out and conducted in an academic setting, directed toward undergraduate and graduate students of the Department of Music at the University of São Paulo. The investigation seeks to establish connections between the didactic proposal and the intersection of technological mediation, the state of presence, as well as the relationship of these elements with the surrounding spatiality. In this way, the intention is to highlight how the sonic experience, when mediated by digital technologies, can influence the perception of space and time, fostering new forms of sensory and cognitive engagement within the educational context.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Thayná Aline Bonacorsi Xavier, Universidade de São Paulo

    Violista, pesquisadora e arte-educadora. Mestre em música pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), licenciada em educação musical e também bacharel em Viola pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente integra o Programa de Pós Graduação em Música da Universidade de São Paulo (USP) na linha de Sonologia: Criação e Produção Sonora, onde realiza pesquisas sobre a pedagogia e a performance musical de instrumentos de cordas friccionadas e suas afetações por tecnologias digitais dentro da relação humano-máquina.

  • Caio Conti Milan, Universidade de São Paulo

    Baterista, compositor e educador, Caio Milan abandonou a engenharia quando a vontade de ser músico falou mais alto – o talento correspondeu e a música chegou em sua vida para ficar. Começou a estudar bateria durante a faculdade de engenharia e, em poucos anos, o hobby tornou-se carreira. Em 2004, aos 26 anos, ingressou na faculdade de música, onde estudou bateria com Bob Wyatt, completando o caminho que o levaria ao jazz e a improvisação. Desde então, é baterista, compositor, professor de música e presença nos palcos do jazz paulistano. Ainda aluno de bateria, tornou-se professor do curso preparatório para o vestibular de música da Faculdade Cantareira, onde atuou por mais de 10 anos. Foi assistente no Litchfield Jazz Camp entre 2011 e 2013, e em 2015, e instrutor no Festival Samba Meets Jazz em 2016, ambos nos Estados Unidos. Atualmente, Caio leciona no Guri Santa Marcelina, programa social de educação musical da Grande São Paulo, e atua como arranjador e coordenador artístico para os grupos de referência do núcleo de música da Fundação Lia Maria Aguiar, em Campos do Jordão. Entre seus projetos musicais está a Freedom Big Band, na qual atua como baterista, compositor e arranjador; o Jorge Shy Trio, projeto de jazz do ex-guitarista do grupo Heróis da Resistência; o Samuel Cintra Trio, que gravou seu primeiro disco em 2016 e o Metassory Quarteto que visa a integração entre o repertório erudito e popular. No Caio Milan Trio, com Fabrizio Casaletti na guitarra e Richard Metairon no contrabaixo, desenvolve seu repertório autoral e lançou seu primeiro disco totalmente autoral em 2017, Retina Azul.

  • Fernanda Vaidergorn, Universidade de São Paulo

    Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (2021) com período sanduíche pela École Nationale Supérieure dArchitecture de Paris - La Villette (2022). Desenvolveu durante a graduação a pesquisa experimental autoral "O Céu e a Cidade" com o auxílio do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Escola da Cidade (2019 - 2020). Realizou como Trabalho Final de Graduação uma análise crítico-performática das obras de Cildo Meireles, com o título "Estudos sobre o Espaço: experimentações a partir da obra de Cildo Meireles", sob orientação do Prof. Ms. Yuri Quevedo. Como projeto final de graduação na École Nationale Supérieure dArchitecture de Paris - La Villette desenvolveu o projeto "Les Dessins de la Cité" sob orientação do Prof. Ms. Hervé Ejzequiel. Atualmente desenvolve a pesquisa de Mestrado através do Programa de Pós-Graduação em Música pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, dentro da área Processos de Criação Musical, linha de pesquisa Sonologia - Criação e Produção Sonora.

References

BLESSER, Barry; SALTER, Linda-Ruth. Spaces speak, are you listening? - experiencing aural architecture. Cambridge, MA: MIT Press, 2007.

COSTA, Rogério Luiz Moraes. A improvisação livre, a construção do som e a utilização das novas tecnologias. Música Hodie, v. 15, n. 1, 2015.

FERREIRA, José Luís Costa Marques. Música mista e sistemas de relações dinâmicas. 2016. Tese de Doutorado. Universidade Católica Portuguesa (Portugal). Disponível no link <http://hdl.handle.net/10400.14/24086> Acesso em 09 de nov de 2024.

GUMBRECHT, H. U. Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Tradução: Ana Isabel Soares. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2010.

KAHN, Douglas. Noise, water, meat: a history of sound in the arts. Cambridge, MA: MIT Press, 2001.

LACHENMANN, Helmut. Musik als existentielle Erfahrung. Wiesbaden Breitkopf & Härtel, 1996.

STERNE, Jonathan. The Audible Past: Cultural Origins of Sound Reproduction. EUA: Duke University Press, 2003.

Published

2025-09-23

Issue

Section

Dossiê Temático - Reverberações do som em outras artes: narrativas permeáveis

How to Cite

Xavier, T. A. B., Milan, C. C., & Vaidergorn, F. (2025). The Visual Silence. Revista Música, 25(1), 125-143. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7625.rm.2025.237419