O silêncio visual
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7625.rm.2025.237419Palabras clave:
Presença, Arquitetura Aural, Mediações tecnológicas, PerformanceResumen
O presente texto tem como objetivo apresentar uma análise crítica e reflexiva acerca de uma atividade pedagógica realizada previamente e conduzida em ambiente acadêmico, direcionada a discentes da graduação e pós-graduação do Departamento de Música da Universidade de São Paulo. A investigação busca estabelecer conexões sobre a proposta didática e a intersecção entre mediação tecnológica, estado de presença, bem como a relação desses elementos com a espacialidade circundante. Dessa forma, pretende-se evidenciar como a experiência sonora, quando mediada por tecnologias digitais, pode influenciar a percepção do espaço e do tempo, promovendo novas formas de engajamento sensorial e cognitivo no contexto educacional.
Descargas
Referencias
BLESSER, Barry; SALTER, Linda-Ruth. Spaces speak, are you listening? - experiencing aural architecture. Cambridge, MA: MIT Press, 2007.
COSTA, Rogério Luiz Moraes. A improvisação livre, a construção do som e a utilização das novas tecnologias. Música Hodie, v. 15, n. 1, 2015.
FERREIRA, José Luís Costa Marques. Música mista e sistemas de relações dinâmicas. 2016. Tese de Doutorado. Universidade Católica Portuguesa (Portugal). Disponível no link <http://hdl.handle.net/10400.14/24086> Acesso em 09 de nov de 2024.
GUMBRECHT, H. U. Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Tradução: Ana Isabel Soares. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2010.
KAHN, Douglas. Noise, water, meat: a history of sound in the arts. Cambridge, MA: MIT Press, 2001.
LACHENMANN, Helmut. Musik als existentielle Erfahrung. Wiesbaden Breitkopf & Härtel, 1996.
STERNE, Jonathan. The Audible Past: Cultural Origins of Sound Reproduction. EUA: Duke University Press, 2003.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Thayná Aline Bonacorsi Xavier, Caio Conti Milan, Fernanda Vaidergorn

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).