Mário de Andrade e a Música Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v5i1.55070Resumo
Mário de Andrade defendia a pesquisa do folclore como a principal fonte temática e técnica do compositor erudito preocupado com a criação de uma música nacionalista e brasileira, durante as décadas de 1920 e 30. O projeto de Mário de Andrade explicitou-se na sua poesia "Paulicéia Desvairada", no "Prefácio Interessantíssimo" (sons e palavras) e n'A Escrava que não era Isaura (traços futuristas e nacionalistas). O programa doutrinário e programático sobre a construção do discurso a respeito da nacionalização da música no Brasil foi defendido pelo autor de Macunaíma nos seguintes textos: O ensaio sobre a música brasileira; Compêndio de História da Música; Introdução à Estética Musical; Evolução social da música brasileira (1939); o texto de colorações políticas para a ópera Café; O Banquete, artigos editados no Música, doce música; críticas publicadas no rodapé semanal da Folha da Manhã, sob o título de "O mundo musical" (início dos anos 40).
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Referências
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Id., Loc. cit.
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Grifo nosso.
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Renato ALMEIDA, História da música brasileira. Op. cit., p. 87.
Mário de ANDRADE, Danças dramáticas do Brasil. Op. cit., p. 23.
Idem, Loc. cít,
Mário de ANDRADE, Pequena história da música. Op. cit., p. 162.
Renato ALMEIDA, História da música brasileira. Op. CiL, p. 122.
Renato ALMEIDA, História da música brasileira. Op. cit., p. 123.
Idem, ibidem, p. 160.
Idem, ibidem, pp. 170-171.
Mário de ANDRADE, Pequena história da música. Op. cit., p. 162.
Idem, "Evolução social da música brasileira". In: Aspectos da música brasileira. Op. cito
Idem, ibidem, p. 32.
Idem, ibidem, p. 33.
Grifo nosso.
Mário de ANDRADE, "Evolução socia!...". Op. cit., p. 35.
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Renato ALMEIDA, Histôria da música brasileira. Op. cit., pp. 173-174. Grifo nosso.
Idem, ibidem, pp. 220-221.
Mário de ANDRADE, O ensaio sobre a música brasileira. Op. cit., pp. 17-19; 70-72. Grifo nosso.
Idem, ibidem, pp. 18-19.
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