A Interpretação Pianística da Fantasía Bætica (1919) de Manuel de Falla
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v11i0.55098Resumo
Manuel de Falla é conhecido como compositor de obras de carácter espanhol. No entanto, apesar de possuir características bem andalusas, a sua última obra de virtuosidade pianística - a Fantasía Bætica (1919) - é considerada como a obra mais abstracta que alguma vez ele compusera para piano a solo. A obra revela toda a sua polémica nas várias gravações disponíveis, tanto históricas, como actuais. Cheia de figuras guitarrísticas - pouco pianísticas - o desafio técnico é grande. É, de facto, uma obra simplesmente incómoda de tocar. No entanto, o maior problema situa-se a nível da interpretação. Poucos pianistas conseguem entender a sonoridade e expressão necessárias para ultrapassar os problemas técnicos. Na opinião da autora, a obra reúne características francesas revestidas numa postura espanhola. Serão aqui oferecidas algumas considerações históricas e analíticas, para melhor poder decifrar o problema da interpretação desta peça.
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