A Organização de Acervos Musicais na ECA/ USP: As Experiências da Biblioteca e do Laboratório de Musicologia do Departamento de Música
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v11i0.55102Resumo
Histórico do processo de formação dos acervos musicais da Escola de Comunicações e Artes da USP, destacando a trajetória das coleções de partituras do século XIX provenientes de Minas Gerais e explicando o papel desempenhado pela Biblioteca da ECA e pelo Laboratório de Musicologia na organização desse material. Descreve a metodologia de catalogação de documentos musicais desenvolvida pela Biblioteca e as experiências de organização de coleções de partituras manuscritas empreendidas por pesquisadores ligados ao Departamento de Música.Downloads
Referências
ANTÔNIO, Irati. Informação e Música no Brasil: Memória, História e Poder. 1994. Tese (Mestrado) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 285 pp.
BARBOSA, Elmer C. Corrêa. O Ciclo do Ouro; O Tempo e a Música do Barroco Católico. Rio de Janeiro, PUCIRJ, Funarte, Xerox, 1979, 454 pp.
MACAMBYRA, Marina. Diagnóstico das Condições do Acervo do Laboratório de Musicologia (relatório interno do Serviço de Biblioteca e Documentação da ECN USP). 2004, 9 pp.
MACAMBYRA, Marina. o "Uma Metodologia para Tratamento de Documentos Audiovisuais", In Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 24, 2001, Campo Grande. Anais.... São Paulo, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2001. 1 CD-ROM.
MILANESI, Luiz Augusto. Memorial. São Paulo, L. A. Milanesi, 1997, 191 pp.
RECINE, Analúcia dos Santos Viviani. "Projeto Minas". In: ENCONTRO NACIONAL DAANPPOM, 11, 1998, Campinas. Anais.... Campinas, Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 1998, pp. 92-94.
RECINE, Analúcia dos Santos Viviani & MACAMBYRA, Marina M. Manual de Catalogação de Partituras da Biblioteca da ECA. São Paulo, SBD/ECNUSP, 1998,59 pp.
RIBEIRO Mário, Sampayo. Os Manuscritos Musicais Números 6 e 12 da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra: Contribuição para um Catálogo Definitivo. Coimbra, Biblioteca Geral da Universidade, 1941, 112 pp.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Analúcia dos Santos Viviani Recine, Marina Macambyra

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).