Escola pública, projeto civilizatório burguês versus práxis emancipadora

Autores

  • José Claudinei Lombardi Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
  • Anselmo Alencar Colares Universidade Federal do Oeste do Pará. Instituto de Ciências da Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i127p11-26

Palavras-chave:

Escola pública, Projeto civilizatório burguês, Educação emancipadora

Resumo

A escola é uma instituição social produzida historicamente, contemporânea ao surgimento da divisão de classes. As contradições atravessam as sociedades de classes e também atingem a escola e, desta forma, seu desenvolvimento aponta avanços resultantes de lutas reivindicatórias e de projetos societários contra-hegemônicos. Conhecer a história da escola é fundamental para a compreensão e defesa de uma escola pública qualitativamente superior à que nos foi legada. O artigo busca na historiografia educacional identificar e analisar, em linhas gerais, o desenvolvimento da educação pública de forma contextual à expansão do modo de produção capitalista e sua onda “civilizatória”. Concomitantemente, aponta para as contradições, lutas, avanços e obstáculos para a construção de uma escola pública que contribua efetivamente para a emancipação humana.

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Biografia do Autor

  • José Claudinei Lombardi, Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação

    Professor titular de História da Educação da Faculdade de Educação da Unicamp.

  • Anselmo Alencar Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará. Instituto de Ciências da Educação

    Professor titular do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará.

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Publicado

2020-12-21

Edição

Seção

Dossiê ensino público

Como Citar

LOMBARDI, José Claudinei; COLARES, Anselmo Alencar. Escola pública, projeto civilizatório burguês versus práxis emancipadora. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 127, p. 11–26, 2020. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.i127p11-26. Disponível em: https://revistas.usp.br/revusp/article/view/180014.. Acesso em: 18 nov. 2024.