Florestan Fernandes: entre o autodidatismo e o segundo nascimento

Autores

  • Juliana de Souza Silva Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i137p87-100

Palavras-chave:

Florestan Fernandes, Universidade de São Paulo, ensino universitário, autodidatismo, segundo nascimento

Resumo

Este texto trata da trajetória escolar e acadêmica de Florestan Fernandes (1920-1995) e de suas contribuições para a compreensão da universidade e do ensino. Reflete sobre o aluno Florestan e o processo de adequar-se à cultura letrada, distante de seu cotidiano quando criança. Seus depoimentos apontam as dificuldades de ser estudante da USP durante o processo que equivaleu a um “segundo nascimento”, quando teve que assimilar saberes e formas de ser distantes de sua classe de origem. Frente às exigências docentes, viu-se impelido a recorrer ao autodidatismo para atender às expectativas e, a despeito das limitações, foi dotando-se das condições para ocupar o espaço. Assim, enquanto se aculturava, abandonava Vicente (nome que recebeu da patroa de sua mãe) para fazer nascer Florestan, o respeitado intelectual.

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Biografia do Autor

  • Juliana de Souza Silva, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

    Professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2023-07-24

Edição

Seção

Dossiê Vida escolar

Como Citar

SILVA, Juliana de Souza. Florestan Fernandes: entre o autodidatismo e o segundo nascimento. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 137, p. 87–100, 2023. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.i137p87-100. Disponível em: https://revistas.usp.br/revusp/article/view/214216.. Acesso em: 30 dez. 2024.