Educação midiática e cinema nos cenários da cultura digital: literacias dinâmicas, terceiro espaço e designer de significados
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i145p27-40Palavras-chave:
Cultura digital, Cinema, Educação midiática, Competências dinâmicas, Terceiro espaçoResumo
O ensaio discute aspectos do cenário atual da cultura digital e alguns desafios da relação entre cinema e educação midiática. Para tal, reflete sobre a sociomaterialidade e a possibilidade de contemplar abordagens mídiaeducativas no âmbito das new literacies, das literacias dinâmicas e de propostas multimodais na perspectiva do terceiro espaço. Ao refletir sobre as experiências que o cinema propicia em contextos formativos, como experiência estética e acontecimento, o ensaio destaca alguns desafios da educação midiática que vão além da contemplação/fruição, análise e produção, para imaginar também práticas culturais com e sobre o cinema e IA, a partir das literacias dinâmicas que podem ser promovidas em grupos de afinidade sobre e com cinema a partir do terceiro espaço e da ideia de designer de sentidos.
Downloads
Referências
ALMEIDA, R. “Cinema e educação: fundamentos e perspectivas”. Educação em Revista, n. 33. Belo Horizonte, 2017, e153836.
BADIOU, A. “O cinema como acontecimento”. Alceu, v. 21, n. 44. Mai.-ago./2021, pp. 281-92.
BOLTER, J. D. Plenitudine digitale. Il declinio dela cultura d’élite e lo scenario contemporâneo dei media. Bolonha, Mininum fax, 2020.
BUCKINGHAM, D. Artificial intelligence in education: a media education approach. 2023. Disponível em: https://davidbuckingham.net/2023/05/27/artificial-intelligence-in-education-a-media-education-approach/.
BUCKINGHAM, D. Un manifesto per la media education. Milão, Mondadori, 2020.
FANTIN, M. “Beyond Babel: multiliteracies in digital culture”. International Journal of Digital Literacy and Digital Competence, v. 2. 2011, pp. 1-6.
FANTIN, M. “Didattica multimodale nella scuola e nella formazione degli insegnanti”, in Animazione digitale per la didattica. Milão, Franco Angeli, 2020, pp. 50-60.
FANTIN, M. “Experiência estética e o dispositivo do cinema na formação”. Revista Devir Educação , v. 2, n. 2. Jul.-dez./2018, pp. 33-55.
FANTIN, M. “Media education hoy: redefinición y actualización de conceptos y pr ácticas ante los desafíos actuales”, in A. Montero; F. Acevedo; I. Aguaded (orgs.). Ciudadanía en el contexto mediático del siglo XXI . Montevidéu, Unelar, 2024, pp. 99-112.
FANTIN, M. “O lugar da formação e mediação nas literacias e competências midiáticas de crianças e jovens estudantes”. Revista Tempos e Espaços em Educação , v. 13, n. 32. Jan.-dez./2020, pp. 1-18.
FANTIN, M.; MARTINS, K. J. “Os entrelaçamentos entre cultura visual, cinema e mídia- educação: ensaiando diálogos com a Lei 14.533/23”, in A. Fresquet; C. Alvarenga (orgs.). Cinema e educação digital. Lei 14.533: reflexões, perspectivas e propostas. Belo Horizonte, Universo Produção, 2023, pp. 40-53.
FERRÉS, J. P. Las pantallas y el cérebro emocional. Barcelona, Gedisa, 2014.
FLUSSER, W. O mundo codificado. São Paulo, Cosac Naif, 2007.
FLUSSER, W. O último juí zo: geraçõ es I. São Paulo, É Realizações, 2017.
FRESQUET, A. (org.) Programa Nacional de Cinema na Escola. Belo Horizonte, Universo Produções, 2024.
GALLESE, V.; GUERRA, M. Lo schermo empatico: cinema e neuroscienze. Milão, Raffaello Cortina Editore, 2015.
HERNANDEZ, F. “¿De qué hablamos cuando hablamos de cultura visual?”. Educaçã o & Realidade, v. 30, n. 2. Jul.-dez/2005, pp. 9-34.
KRESS, G. El alfabetismo en la era de los nuevos medios de comunicación . Granada, Aljibe, 2005.
KRESS, G. Multimodality. A social semiotic approach to contemporary communication. Nova York, Routledge, 2010.
MANOVICH, L. Cultural analytics. L’analisi computazionale della cultura. Milão, Raffaello Cortina Editore, 2020.
MIRZOEFF, N. An introduction to visual culture. Londres, Routledge, 1999.
PANCIROLI, C.; RIVOLTELLA, P. C. Pedagogia algoritmica: per una riflessione educativa sull’intelligenza artificiale. Brescia, Schole, 2023.
PAWLUCZUK, A. et al. “Data citizenship framework: exploring citizens data literacy through data thinking, data doing and data participation”. Digital skills insights. 2020, pp. 60-70.
POTTER, J.; MCDOUGALL. Digital media, culture & education. Theorising third space literacies. Londres, Palgrave Macmillan, 2017.
RIVOLTELLA, P. C. Nuovi alfabeti. Educazione e culture nella società post-mediale. Brescia, La Scuola, 2020.
RIVOLTELLA, P. C. Un curricolo per AI literacy: competenze e contenuti a partire dall’ESL – based AI framework. Florianó polis, UFSC, 2023.
SPOSITO, E. Comunicazione artificiale. Come gli algoritmi producono intelligenza sociale. Milão, BUP, 2022.
TRUFFAUT, F. Lezione di cinema. Milão, Il Saggiatore, 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista USP

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
|
Pertence à revista. Uma vez publicado o artigo, os direitos passam a ser da revista, sendo proibida a reprodução e a inclusão de trechos sem a permissão do editor. |