As crianças Guarani no cinema indígena: no corpo-câmera, a mobilidade Guarani

Autores

  • Ingrid Oyarzábal Schmitz Prefeitura Municipal de Porto Alegre
  • Fabiana de Amorim Marcello Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i145p83-104

Palavras-chave:

cinema indígena, criança, Guarani, imagem

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar, em um conjunto de cinco filmes – vinculados ao chamado “cinema indígena” –, como as crianças Guarani evidenciam a si e ao mundo em imagem, em sua singularidade e na relação inseparável que estabelecem com as comunidades e culturas das quais fazem parte. Para além de discutirmos o próprio conceito de cinema indígena, na qualidade de uma linguagem e de um tipo de imagem particulares, trazemos no texto aspectos analíticos sobre os cinco filmes, atentando para uma categoria, que elegemos como central: aquela que mostra como a imagem da criança nesses materiais está envolvida com a produção de um corpo-câmera – e isso de modo inseparável de uma dimensão de mobilidade que marca os Guarani como povo indígena.

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Biografia do Autor

  • Ingrid Oyarzábal Schmitz, Prefeitura Municipal de Porto Alegre

    Professora da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

  • Fabiana de Amorim Marcello, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Professorado Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2025-06-16

Edição

Seção

Dossiê cinema e educação

Como Citar

SCHMITZ, Ingrid Oyarzábal; MARCELLO, Fabiana de Amorim. As crianças Guarani no cinema indígena: no corpo-câmera, a mobilidade Guarani. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 145, p. 83–104, 2025. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.i145p83-104. Disponível em: https://revistas.usp.br/revusp/article/view/237735.. Acesso em: 12 nov. 2025.