Nikkeis no Brasil, dekasseguis no Japão: identidade e memória em filmes sobre migrações
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i79p144-164Downloads
References
ARAÚJO, Vicente de Paula. Salões, Circos e Cinemas de São Paulo. São Paulo, Perspectiva, 1981.
AUTRAN, Arthur. Documentário(s) e Ideologia(s). São Paulo, Heco Produções, 2007. http://www.heco.com.br/amplavisao/p_ensaios1.htm
BARBOSA, Ivam Higor Duarte de. Iconografia – Estética de Udihara: Fotografia, Memória e Cultura. Tese apresentada
na Escola de Comunicações e Artes da USP. São Paulo, 2005.
BERNARDET, Jean Claude. Historiografia Clássica do Cinema Brasileiro: Metodologia e Pedagogia. São Paulo, Annablume, 1995.
CESARO, Caio Julio. Hikoma Udihara: Um Samurai no Ocidente – do Propagandista ao Cineasta. Dissertação de mestrado defendida na Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero. São Paulo, 2001.
CYTRYNOWICZ, Roney. Guerra sem Guerra. São Paulo, Geração Editorial/Edusp, 2000.
DEZEM, Rogério. Shindô-Renmei – Terrorismo e Repressão. São Paulo, Arquivo do Estado, 2000.
________. Matizes do Amarelo. São Paulo, Humanitas, 1995.
FASSONI, Orlando L. “Gaijin, Caminhos da Liberdade”, in Amir Labaki (org.). O Cinema Brasileiro de O Pagador de Promessas a Central do Brasil. São Paulo, Publifolha, 1988.
HANDA, Tomoo. O Imigrante Japonês – História de Sua Vida no Brasil. São Paulo, T. A. Queiroz/Centro de Estudos Nipo-Brasileiros, 1987.
HIKIJI, Rose Satiko Gitirana. “Antropólogos Vão ao Cinema – Observações sobre a Constituição do Filme como Campo”, in Cadernos de Campo, no 7, São Paulo, FFLCH-USP, 1998.
LABAKI, Amir (org.). O Cinema Brasileiro de O Pagador de Promessas a Central do Brasil. São Paulo, Publifolha, 1988.
LEITE, Miriam Moreira. Retratos de Família. São Paulo, Edusp, 1993.
LESSER, Jeffrey. A Negociação da Identidade Nacional. Imigrantes, Minorias e a Luta pela Etnicidade no Brasil. São Paulo, Editora da Unesp, 2001.
MACDOUGALL, David. “Films of Memory”, in Lucien Taylor (org.). Visualizing Theory. Nova York e Londres, Routledge, 1994.
MATTOS, José Francisco de Oliveira. “Identidade e Poesia”, in Revista da Semana de Curtas Brasileiros. São Paulo, Estudantes da ECA e FFLCH, 1996.
NICHOLS, Bill. “The Etnographer’s Tale”, in Lucien Taylor (org.). Visualizing Theory. Nova York e Londres, Routledge, 1994.
________. Introdução ao Documentário. Campinas, Papirus, 2005.
RICHIE, Donald. A Hundred Years of Japanese Film. Tokyo, Kodansha Internacional, 2001.
SALES GOMES, Paulo Emílio. Cinema: Trajetória no Subdesenvolvimento. São Paulo, Paz e Terra, 1996.
SILVA, Flávio Luiz Porto e. O Teleteatro Paulista nas Décadas de 50 e 60. São Paulo, Idart, 1981.
TAKEUCHI, Márcia Y. O Perigo Amarelo em Tempo de Guerra. São Paulo, Arquivo do Estado, 2002.
________. O Perigo Amarelo – Imagens do Mito, Realidade do Preconceito (1920-1945). Dissertação de mestrado apresentada ao Departamento de História da USP. São Paulo, 2004.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista USP
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Pertence à revista. Uma vez publicado o artigo, os direitos passam a ser da revista, sendo proibida a reprodução e a inclusão de trechos sem a permissão do editor. |