UMA NOVA LUZ SOBRE O ACERVO MODERNISTA DO MAC-USP: ESTUDOS EM TORNO DAS COLEÇÕES MATARAZZO
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i90p200-217Abstract
UMA NOVA LUZ SOBRE O ACERVO MODERNISTA DO MAC-USP: ESTUDOS EM TORNO DAS COLEÇÕES MATARAZZODownloads
References
AJZENBERG, Elza (org.). Ciccillo: Acervo MAC-USP – Homenagem a Francisco Matarazzo Sobrinho, Ciccillo. São Paulo, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 2006.
ALMEIDA, Fernando Azevedo de. O Franciscano Francisco. São Paulo, Pioneira, 1976.
AMARAL, Aracy (org.). Perfil de um Acervo: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. São Paulo, Ex Libris, 1988.
________. “Do MAM ao MAC: a História de uma Coleção”, in Textos do Trópico de Capricórnio: Artigos e Ensaios (1980-2005), vol. 2: Circuitos de Arte na América Latina e no Brasil. São Paulo, Editora 34, 2006.
ANTELO, Raúl. “Modernismo Reactivo y Abstracción”, in Andrea Giunta & Laura Malosetti Costa (orgs.). Arte de Posguerra: Jorge Romero Brest y la Revista Ver y Estimar. Buenos Aires, Paidós, 2005, pp. 37-49.
BARBOSA, Ana Mae (org.). MAC: Catálogo Geral das Obras, 1963-1991. São Paulo, Universidade de São Paulo, 1992.
BARDI, Pietro Maria. The Arts in Brazil: a New Museum at São Paulo. Milão, Edizione del Milione, 1956.
BARROS, Regina Teixeira de. Revisão de uma História: a Criação do Museu de Arte Moderna de São Paulo, 1946-1949. Dissertação de mestrado. São Paulo, Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP, 2002.
CAT. EXP. MAC-USP 40 Anos. São Paulo, MAC-USP, 2003.
CAT. GERAL do MAC-USP. São Paulo, Banco Safra, 1990.
CHIARELLI, Tadeu et al. Cat. exp. Novecento Sudamericano: Relazioni Artistiche tra Italia e Argentina, Brasile, Uruguay. Milão, Skira, 2003.
CHIARELLI, Tadeu. “O Novecento e a Arte Brasileira”, in Revista de Italianística, ano III, no 3, 1995, pp.109-34.
COWLING, Elizabeth & MUNDY, Jennifer (orgs.). Cat. exp. On Classic Ground: Picasso, Léger, De Chirico and the New Classicism 1910-1930, jun.-set./1990. Londres, Tate Modern, 1990.
FABRIS, Annateresa. Futurismo Paulista. São Paulo, Perspectiva, 1993.
________. “A Travessia da Arte Moderna”, in História e(m) Movimento. Atos do Seminário MAM 60 Anos. São Paulo, MAM, 2008, pp. 1-7.
FABRIS, Annateresa & OSÓRIO, Luís Camillo. Cat. exp. MAM 60. São Paulo, Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2008.
LOURENÇO, Maria Cecília. Museus Acolhem o Moderno. São Paulo, Edusp, 1999.
MALTESE, Corrado. Storia dell’Arte in Italia: 1785-1943. Turim, Einaudi, 1992 (1a ed. 1960).
MILLIET, Sérgio. Pintura Quase Sempre. Porto Alegre, O Globo, 1944.
NASCIMENTO, Ana Paula. “MAM: Museu para a Metrópole”. Dissertação de mestrado. São Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU-USP, 2003.
PENTEADO, Yolanda. Tudo em Cor-de-rosa. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1976.
PONTIGGIA, Elena (org.). Il Novecento Italiano. Milão, Abscondita, 2003 (col. Carte d’Artisti).
ROSSI, Cristina. “Una Pulseada por la Abstracción: Romero Brest entre Margherita Sarfatti y Lionello Venturi”, in Andrea Giunta & Laura Malosetti Costa (orgs.). Arte de Posguerra: Jorge Romero Brest y la Revista Ver y Estimar. Buenos Aires, Paidós, 2005, pp. 51-69.
ZANINI, Walter (org.). Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo: Catálogo Geral das Obras. São Paulo, Universidade de São Paulo, 1973.
________. Cat. exp. Exposição – Homenagem a Francisco Matarazzo Sobrinho (1898-1977), jun.-jul./1977. São Paulo, MAC-USP, 1977.
________. História Geral da Arte no Brasil. São Paulo, Instituto Moreira Salles, 1983 (vol. 2).
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista USP
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Pertence à revista. Uma vez publicado o artigo, os direitos passam a ser da revista, sendo proibida a reprodução e a inclusão de trechos sem a permissão do editor. |