UMA NOVA LUZ SOBRE O ACERVO MODERNISTA DO MAC-USP: ESTUDOS EM TORNO DAS COLEÇÕES MATARAZZO
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i90p200-217Resumen
UMA NOVA LUZ SOBRE O ACERVO MODERNISTA DO MAC-USP: ESTUDOS EM TORNO DAS COLEÇÕES MATARAZZODescargas
Referencias
AJZENBERG, Elza (org.). Ciccillo: Acervo MAC-USP – Homenagem a Francisco Matarazzo Sobrinho, Ciccillo. São Paulo, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 2006.
ALMEIDA, Fernando Azevedo de. O Franciscano Francisco. São Paulo, Pioneira, 1976.
AMARAL, Aracy (org.). Perfil de um Acervo: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. São Paulo, Ex Libris, 1988.
________. “Do MAM ao MAC: a História de uma Coleção”, in Textos do Trópico de Capricórnio: Artigos e Ensaios (1980-2005), vol. 2: Circuitos de Arte na América Latina e no Brasil. São Paulo, Editora 34, 2006.
ANTELO, Raúl. “Modernismo Reactivo y Abstracción”, in Andrea Giunta & Laura Malosetti Costa (orgs.). Arte de Posguerra: Jorge Romero Brest y la Revista Ver y Estimar. Buenos Aires, Paidós, 2005, pp. 37-49.
BARBOSA, Ana Mae (org.). MAC: Catálogo Geral das Obras, 1963-1991. São Paulo, Universidade de São Paulo, 1992.
BARDI, Pietro Maria. The Arts in Brazil: a New Museum at São Paulo. Milão, Edizione del Milione, 1956.
BARROS, Regina Teixeira de. Revisão de uma História: a Criação do Museu de Arte Moderna de São Paulo, 1946-1949. Dissertação de mestrado. São Paulo, Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP, 2002.
CAT. EXP. MAC-USP 40 Anos. São Paulo, MAC-USP, 2003.
CAT. GERAL do MAC-USP. São Paulo, Banco Safra, 1990.
CHIARELLI, Tadeu et al. Cat. exp. Novecento Sudamericano: Relazioni Artistiche tra Italia e Argentina, Brasile, Uruguay. Milão, Skira, 2003.
CHIARELLI, Tadeu. “O Novecento e a Arte Brasileira”, in Revista de Italianística, ano III, no 3, 1995, pp.109-34.
COWLING, Elizabeth & MUNDY, Jennifer (orgs.). Cat. exp. On Classic Ground: Picasso, Léger, De Chirico and the New Classicism 1910-1930, jun.-set./1990. Londres, Tate Modern, 1990.
FABRIS, Annateresa. Futurismo Paulista. São Paulo, Perspectiva, 1993.
________. “A Travessia da Arte Moderna”, in História e(m) Movimento. Atos do Seminário MAM 60 Anos. São Paulo, MAM, 2008, pp. 1-7.
FABRIS, Annateresa & OSÓRIO, Luís Camillo. Cat. exp. MAM 60. São Paulo, Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2008.
LOURENÇO, Maria Cecília. Museus Acolhem o Moderno. São Paulo, Edusp, 1999.
MALTESE, Corrado. Storia dell’Arte in Italia: 1785-1943. Turim, Einaudi, 1992 (1a ed. 1960).
MILLIET, Sérgio. Pintura Quase Sempre. Porto Alegre, O Globo, 1944.
NASCIMENTO, Ana Paula. “MAM: Museu para a Metrópole”. Dissertação de mestrado. São Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU-USP, 2003.
PENTEADO, Yolanda. Tudo em Cor-de-rosa. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1976.
PONTIGGIA, Elena (org.). Il Novecento Italiano. Milão, Abscondita, 2003 (col. Carte d’Artisti).
ROSSI, Cristina. “Una Pulseada por la Abstracción: Romero Brest entre Margherita Sarfatti y Lionello Venturi”, in Andrea Giunta & Laura Malosetti Costa (orgs.). Arte de Posguerra: Jorge Romero Brest y la Revista Ver y Estimar. Buenos Aires, Paidós, 2005, pp. 51-69.
ZANINI, Walter (org.). Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo: Catálogo Geral das Obras. São Paulo, Universidade de São Paulo, 1973.
________. Cat. exp. Exposição – Homenagem a Francisco Matarazzo Sobrinho (1898-1977), jun.-jul./1977. São Paulo, MAC-USP, 1977.
________. História Geral da Arte no Brasil. São Paulo, Instituto Moreira Salles, 1983 (vol. 2).
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista USP
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Pertence à revista. Uma vez publicado o artigo, os direitos passam a ser da revista, sendo proibida a reprodução e a inclusão de trechos sem a permissão do editor. |