O rossio não rival
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i86p66-77Palavras-chave:
rossios não rivais, bens comuns, linguagem, InternetResumo
Este artigo é uma introdução ao conceito de rossio não rival. Define e compara os dois tipos de rossios (rival e não rival), sugerindo que a língua portuguesa pode ser entendida como um exemplo de rossio não rival. A seguir, propõe que os rossios não rivais estão relacionados a importantes transformações sociais e culturais que começam a se afigurar, e explora essa relação por quatro aspectos: 1) a potencialização desses rossios pela tecnologia digital; 2) o papel da rede na disseminação dos bens desses rossios; 3) o avanço dos estudos acadêmicos sobre esses rossios; 4) a possibilidade de interação entre esses rossios e a política.
Downloads
Referências
AMOR, Juan José et al. “Measuring Lenny: the Size of Debian 5.0”. Disponível em: http://gsyc.es/~frivas/paper.pdf.
BENKLER, Yochai. “Coase’s Penguin, or, Linux and The Nature of the Firm”, in Yale Law Journal, 112, 2002. Disponível em: http://www.benkler.org/CoasesPenguin.html.
________. The Wealth of Networks, How Social Production Transforms Markets and Freedom. Yale Press, 2006. Disponível em: http://cyber.law.harvard.edu/wealth_of_networks.
BOYLE, James (ed.). Law and Contemporary Problems, 66(1-2), inverno/primavera 2003 (edição especial intitulada The Public Domain). Disponível em: http://www.law.duke.edu/journals/lcp/indexpd.htm.
GILES, Jim. “Internet Encyclopaedias Go Head to Head”, in Nature, 438, 2005, pp. 900-1.
HARDIN, Garrett. “The Tragedy of the Commons”, in Science, 162, 1968, pp. 1.243-8.
HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Multidão. Rio de Janeiro, Record, 2005.
HESS, Charlotte; OSTROM, Elinor. Understanding Knowledge as a Commons, From Theory to Practice. Cambridge, The MIT Press, 2007.
MARX, Karl. O Capital, vol. 1, capítulo 27. Disponível em: http://www.marxists.org/archive/marx/works/1867-c1/ch27.htm.
MCLUHAN, Marshall. The Gutenberg Galaxy. New York, Signet, 1969.
PRETTO, Nelson Luca de; SILVEIRA, Sérgio Amadeu da (orgs.). Além das Redes de Colaboração: Internet, Diversidade Cultural e Tecnologias do Poder. Salvador, EDUFBA, 2008. Disponível em: http://rn.softwarelivre.org/alemdasredes/wp-content/uploads/2008/08/livroalemdasredes.pdf.
PROJECT GUTENBERG NEWS. Project Gutenberg eBook Statistics: Past and Present. Disponível em:
http://www.gutenbergnews.org/statistics.
SAMUELSON, Pamela. “Enriching Discourse on Public Domains”, in Duke Law Journal, 55, 2006, pp. 783-834. Disponível em: http://www.law.duke.edu/journals/cite.php?55+Duke+L.+J.+783.
SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. “O Conceito de Commons na Cibercultura”. Trabalho apresentado no XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2007. Disponível em: http://revistas.univerciencia.org/index.php/libero/article/view/5397.
SIMON, Imre; VIEIRA, Miguel Said. “A Propriedade Intelectual Diante da Emergência da Produção Social”, in Fábio Villares (org.). Propriedade Intelectual: Tensões Entre o Capital e a Sociedade. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2007. Disponível em: http://www.ime.usp.br/~is/papir/pips-19mar07.pdf.
SMOLENSKI, Nikola. “Size of English Wikipedia in August 2007”. Disponível em: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Size_of_English_ Wikipedia_in_August_2007.svg.
VIEIRA, Miguel Said. “Geometrização do Mundo e Imagem Digital”, in Artur Matuck; Jorge Luiz Antonio (orgs.). Artemídia e Cultura Digital. São Paulo, Musa, 2009, pp. 216-27. Disponível em: http:// impropriedades.wordpress.com/artigos.
WEBER, Steven. The Success of Open Source. Cambridge/Londres, Harvard University Press, 2004.
WINCHESTER, Simon. The Professor and the Madman. Nova York, HarperCollins, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista USP
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Pertence à revista. Uma vez publicado o artigo, os direitos passam a ser da revista, sendo proibida a reprodução e a inclusão de trechos sem a permissão do editor. |