A formação continuada do professor: a relação institucional entre Secretaria de Educação e universidade

Autori

  • Aida Maria Monteiro Silva

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0102-25551996000200009

Parole chiave:

Formação Continuada, Capacitação Do Professor, Políticas Públicas, Ações Educacionais, Gestão

Abstract

A formação continuada do professor tem sido objeto de estudos e de proposições, principalmente, nas últimas décadas, devido a necessidade de fortalecer a formação inicial do docente. Isto se justifica, de um lado, por ser esta uma atividade inerente ao trabalho do profissional da educação - a atualização permanente -, e do outro lado, devido a problemática da baixa qualidade de ensino nos diferentes níveis. O texto examina as orientações básicas que deram suporte às políticas de capacitação dos educadores, enfatizando-se a dos Coordenadores Pedagógicos das Secretarias de Educação do Estado de Pernambuco - 1987/1991 - e do Município de São Paulo - 1995/1996, em um processo de parceria com as Universidades.

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Pubblicato

1996-01-01

Fascicolo

Sezione

Artigos