Políticas Públicas de Educação no Brasil: possibilidades de emancipação?

Auteurs

  • Cecília Pescatore Alves Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Auteur
  • Cristiane Moreira Cobra Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Auteur

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v3p132-151

Mots-clés :

Políticas Públicas, Educação, História, Identidade, Emancipação.

Résumé

O presente artigo tem o objetivo de questionar as políticas públicas educacionais brasileiras na interface com a categoria identidade. A partir da compreensão de como a educação foi sendo tecida e ou (des) considerada ao longo de nossa história, pelo poder público, pretendese discutir a atual situação educacional no Brasil e as possibilidades de constituição de identidades em emancipação. A reflexão, a partir do estudo bibliográfico, possibilitou identificar que o projeto de educação, tecido ao longo da história brasileira tem sustentado a instituição escolar como mediadora de uma política de identidade que prioriza a colonização em detrimento da emancipação. Inauguramos o século vigente com novas definições de políticas educacionais cujos projetos de ensino não possuem significado que mobilize ações transformadoras, na medida em que, os fins são extrínsecos e retroalimentados por uma rede que envolve estratégias governamentais de desenvolvimento como os meios de comunicação de massa, as agências internacionais, e o mercado econômico.

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Biographies de l'auteur

  • Cecília Pescatore Alves, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
    Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia Social e professora da Pontifícia Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.
  • Cristiane Moreira Cobra, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
    Mestre em Ciências da Religião e doutorando em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade de São Paulo, Brasilç. Atualmente é professora da Universidade de Taubaté. Taubaté, SP, Brasil.

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Publiée

2013-06-07

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

Políticas Públicas de Educação no Brasil: possibilidades de emancipação?. (2013). Revue Gestion & Politiques Publiques, 3(1), 132-151. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v3p132-151