Nacionalismo e tradição na prática discursiva de Fernando de Azevedo

Autores/as

  • Diana Gonçalves Vidal Universidade de São Paulo / Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i37p35-51

Palabras clave:

nacionalismo, neo-colonialismo, arquitetura, Distrito Federal (1927-1930), trabalhador, cidadão e imigrante.

Resumen

Durante a direção da Instrução Pública do Distrito Federal, no período de 1927 a 1930, Fernando de Azevedo preocupou-se em organizar a práxis educativa do município no sentido de produzir, no educando, o nacional e, no interior das instituições escolares, o espírito nacionalizante. Para efetivar esta proposta político-educacional, serviu-se de uma prática discursiva de apego à tradição brasileira, simbolizada na escolha do estilo neo-colonial para a edificação das escolas.

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Biografía del autor/a

  • Diana Gonçalves Vidal, Universidade de São Paulo / Faculdade de Educação
    Doutoranda em História da Educação na Faculdade de Educação/USP.

Publicado

1994-12-31

Número

Sección

Apresentação

Cómo citar

Vidal, D. G. (1994). Nacionalismo e tradição na prática discursiva de Fernando de Azevedo. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 37, 35-51. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i37p35-51