Xilogravura: Os Percursos da Criação Popular

Auteurs

  • Gilmar de Carvalho Universidade Federal do Ceará

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i39p143-158

Mots-clés :

Popular, Habilidade, Invenção, Editoração e arte

Résumé

Recurso tipográfico dos jornais brasileiros do século XIX, a xilogravura foi incorporada pela editoração popular nordestina como ilustração das capas da literatura de folhetos. Este texto tenta dar conta de como essa manifestação, de certo modo utilitária, ganhou estatuto de obra-de-arte. A partir da década de 60, xilógrafos passaram a cortar, nos tacos de umburana, álbuns com formato padronizado e temática definida, como forma de superar o declínio da literatura de folhetos e para ganhar espaço no mercado de arte.

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Biographie de l'auteur

  • Gilmar de Carvalho, Universidade Federal do Ceará
    Professor do Curso de Comunicação Social da Universidade Fedederal do Ceará

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Publiée

1995-12-31

Numéro

Rubrique

RIEB010

Comment citer

Carvalho, G. de. (1995). Xilogravura: Os Percursos da Criação Popular. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 39, 143-158. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i39p143-158