O ensino de “projeto” nos primórdios da arquitetura: o papel da mimesis

Auteurs

  • Julia Kotchetkoff Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v15i2p110-123

Mots-clés :

Ensino de Projeto de Arquitetura, Origem da Arquitetura, Mimesis

Résumé

O artigo especula sobre as origens do ensino do ato de criar arquitetura. Para tal tarefa, parte-se do pressuposto de que poderiam ser elencados dois momentos iniciais para a atividade arquitetônica – um primitivo, vinculado aos primeiros processos construtivos e às escolhas vinculadas a estes; e outro disciplinar, inaugurado junto à separação da figura da pessoa que constrói daquela que planeja a construção. Observando este primeiro período no qual não havia de fato “projeto”, a pesquisa encontra no mecanismo da mimesis, ou da imitação da natureza, a
resposta para a origem do ensinar do fazer arquitetônico.

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Biographie de l'auteur

  • Julia Kotchetkoff, Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo

    Arquiteta e urbanista, docente (2017) do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Estácio de Sá, campus Brasília.

Références

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Publiée

2018-07-09

Numéro

Rubrique

Artigos e Ensaios

Comment citer

Kotchetkoff, J. (2018). O ensino de “projeto” nos primórdios da arquitetura: o papel da mimesis. Risco - Revue De Recherche En Architecture Et Urbanisme, 15(2), 110-123. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v15i2p110-123