Simulação clínica para o desenvolvimento da comunicação e trabalho em equipe na enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.7560.4549Palavras-chave:
Treinamento por Simulação; Educação Interprofissional; Comunicação; Equipe de Assistência ao Paciente; Estudantes de Enfermagem; Educação em EnfermagemResumo
Objetivo: aplicar um cenário de simulação realística para o desenvolvimento da comunicação e do trabalho em equipe em graduandos de enfermagem e analisar suas contribuições durante o estágio hospitalar. Método: estudo exploratório realizado com 27 estudantes do último período de enfermagem de uma instituição de ensino superior. Os dados foram coletados em 2021, utilizando-se um checklist e um cenário validado sobre comunicação e trabalho em equipe no ambiente hospitalar. A coleta ocorreu em duas etapas: inicialmente, durante a execução do cenário/debriefing, no laboratório de habilidades da instituição, e após o término do estágio hospitalar, por meio de entrevistas semiestruturadas. As discussões do debriefing e entrevistas foram analisadas por análise temática indutiva. Resultados: durante o debriefing, os alunos de graduação compartilharam seus pensamentos sobre a participação no cenário, a resolução do caso e suas experiências com comunicação e trabalho em equipe. Nas entrevistas, os alunos expressaram o desejo de incluir disciplinas adicionais nas aulas simuladas e destacaram os benefícios do uso da simulação na prática hospitalar. Conclusão: a simulação proporcionou maior entendimento aos estudantes ao fomentar o raciocínio crítico-reflexivo sobre a comunicação e o trabalho em equipe durante o estágio hospitalar, evidenciando a importância de sua aplicação ainda durante a formação universitária.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Latino-Americana de Enfermagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.