Percepção dos residentes sobre as estratégias de educação interprofissional na Residência Multiprofissional em Saúde da Família
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2024.226652Palavras-chave:
Educação interprofissional, Equipe multiprofissional, Saúde da família, Atenção Primária à SaúdeResumo
Introdução: A Educação Interprofissional promove a aprendizagem colaborativa entre profissionais
de diferentes áreas, fortalecendo competências e incentivando práticas de saúde integradas e eficazes, com evidentes contribuições para os usuários do sistema de saúde. Objetivo: Analisar
a percepção dos residentes sobre as estratégias de educação interprofissional em um Programa
de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Métodos: Trata-se de estudo exploratório,
descritivo e qualitativo, desenvolvido em uma universidade pública do Sul de Minas Gerais. A
população de estudo foi composta por 15 residentes de diversas áreas da saúde. Para a coleta de dados, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, foi utilizado um roteiro composto por duas partes. Obteve-se a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer número 6.499.800. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise Temática Reflexiva, e, para as variáveis de caracterização dos residentes, utilizou-se a frequência absoluta e percentual. Resultados: Foram elaborados os seguintes temas: “As condições do trabalho na Atenção Primária e a estrutura pedagógica do curso: desdobramentos no ensino interprofissional” e “Uma prática uniprofissional
na Residência Multiprofissional”, com os subtemas: “Tentativas de superação do processo
de trabalho fragmentado no serviço” e “Tentativas de superação do ensino teórico fragmentado”.
Destaca-se que, embora a residência insira o profissional no serviço de saúde, há dificuldades para transposição do modelo uniprofissional, tanto no âmbito do ensino teórico quanto do trabalho nos cenários de prática. Recomenda-se aprimoramento das estratégias, considerando novos modelos para o ensino em serviço. Conclusões: As percepções dos residentes do Programa, por um lado, indicam que as estratégias de ensino favorecem a aprendizagem para o trabalho, haja vista que a inserção nos serviços de saúde possibilita muitas oportunidades de desenvolvimento das práticas profissionais. Por outro, nota-se que tais práticas são marcadas por condições objetivas dos serviços de saúde e de operacionalização de estratégias pedagógicas que majoritariamente não favorecem a aprendizagem para o trabalho e a colaboração interprofissional.
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