Universidade Aberta à terceira idade e a perspectiva de ressignificação do lazer

Autores

  • Rita de Cássia de Souza Fenalti Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências
  • Gisele Maria Schwartz Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2003.137555

Palavras-chave:

Idoso, Lazer, Gênero, Universidades abertas à terceira idade

Resumo

Este estudo teve como objetivo comparar entre homens e mulheres idosos os determinantes que levam idosos a participar da Universidade Aberta à Terceira Idade, seus interesses nas atividades oferecidas, suas sugestões de mudanças no projeto, as alterações pessoais resultantes da participação. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, caracterizado pela pesquisa exploratória, instrumentada pelo uso de questionário, contendo perguntas abertas e fechadas. Os determinantes mais freqüentemente evidenciados para a participação no projeto foram “praticar atividades físicas” e “procurar o bem-estar geral” As atividades de mais interesse foram o “condicionamento físico” a “caminhada orientada” e as “excursões” As sugestões de mudanças foram relacionadas, principalmente, às atividades físicas e turísticas. Em relação às alterações pessoais, as respostas mais freqüentes apontaram para as melhorias em relação à saúde em geral, à socialização e à aceitação da aposentadoria. Além disso, observou-se diferenças significativas entre os sexos somente para os determinantes da participação no projeto. Os resultados permitem inferir que os idosos passaram por um processo de desenvolvimento pessoal, de forma qualitativa, ligados diretamente aos conteúdos do lazer. Sendo assim, torna-se fundamental, em espaços acadêmicos, evidenciar as propostas que valorizem as mudanças de valores relativas à vivência qualitativa do tempo livre, fomentando reflexões acerca desta temática

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Publicado

2003-12-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Universidade Aberta à terceira idade e a perspectiva de ressignificação do lazer. (2003). Revista Paulista De Educação Física, 17(2), 131-141. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2003.137555