Análises Univariadas e Multivariadas na classificação de atletas de voleibol masculino
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1999.137863Palavras-chave:
Voleibol, Talento esportivo, Análises univariadas e multivariadasResumo
O objetivo deste tudo foi comparar a utilização de análises univariadas e multivariadas e suas eventuais diferenças na elaboração de um coeficiente de classificação que possa auxiliar no processo de treinamento a longo prazo e na seleção e promoção de talentos na modalidade esportiva voleibol. A partir dos resultados de testes e medidas cineantropométricas selecionadas de acordo com a especificidade do voleibol, obtidas em uma amostra composta por atletas de voleibol masculino participantes das categorias mirim, infantil, infanto-juvenil, juvenil e principal, foram construídos três coeficientes de classificação: a) coeficiente de classificação por médias (CCM); b) coeficiente utilizando o escore padrão Z (CEZ); e c) coeficiente utilizando análise de componentes principais (CP), que foram comparados com a classificação subjetiva dos próprios treinadores (CT) dos atletas participantes do estudo. Os resultados demonstraram que as análises multivariadas, principalmente o CCM, parecem se ajustar ao que é observado na prática pelos treinadores, oferecendo boas perspectivas para a sua aplicação em estudos futuros. A análise de CEZ também apresentou resultados semelhantes mas, por não considerar as relações existentes entre as variáveis, é mais restrita tomando-se limitada para a complexidade que envolve os processos de seleção e promoção de talentosDownloads
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Publicado
1999-12-20
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
Análises Univariadas e Multivariadas na classificação de atletas de voleibol masculino. (1999). Revista Paulista De Educação Física, 13(2), 131-145. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1999.137863