Organização hierárquica e a estabilização de um programa de ação: um estudo exploratório

Autores

  • Andrea Michele Freudenheim Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
  • Edison de Jesus Manoel Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1999.137867

Palavras-chave:

Aprendizagem motora, Estabilização, Programa de ação

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar a estabilização de uma habilidade motora gráfica. Assumiu-se que a estabilização corresponderia a formação de um programa de ação hierarquicamente organizado. Em conseqüência, que a macro-estrutura do programa seria mantida enquanto a micro-estrutura do programa variaria frente a perturbações. Participaram três estudantes universitárias que praticaram 83 blocos de 10 tentativas, na tarefa de reproduzir um padrão gráfico. No 80o. bloco foi introduzida uma modificação na tarefa. Foram utilizadas medidas relacionadas ao desempenho global, à variabilidade da macro-estrutura e à variabilidade da micro-estrutura. Com a prática houve diminuição da variabilidade no nível macro, bem como, coincidência entre os momentos de início dos patamares das medidas de desempenho global e de variabilidade na macro-estrutura. Houve uma rápida recuperação após a modificação da tarefa, posto que o desempenho retornou prontamente aos níveis pré pertubação. Estes resultados estão de acordo com a idéia de que a estabilização implica na formação de uma macro-estrutura consistente, i.e., de um programa de ação organizado hierarquicamente

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Publicado

1999-12-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Organização hierárquica e a estabilização de um programa de ação: um estudo exploratório. (1999). Revista Paulista De Educação Física, 13(2), 177-196. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1999.137867