Situações causadoras de “stress” no basquetebol de alto rendimento: fatores competitivos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1999.137871Palavras-chave:
“Stress”, Competição, BasquetebolResumo
Um dos mais importantes aspectos psicológicos relacionados ao atleta é o “stress” É importante que se conheçam quais as situações que causam “stress” em um atleta para que se possa diminuir o impacto das mesmas em seu desempenho. Este estudo teve como objetivos: identificar quais as situações diretamente relacionadas ao processo competitivo que são consideradas como causadoras de “stress”, agrupando-as em fontes e fatores específicos de acordo com suas características. Participaram do estudo 19 atletas de basquetebol (10 homens e nove mulheres), com idade entre 23 e 38 anos. Todos os atletas participaram de competições internacionais representando a Seleção Nacional do Brasil. Os atletas foram entrevistados e as entrevistas analisadas pelos autores que identificaram 114 situações diretamente relacionadas à competição, que foram categorizadas em 24 fontes específicas, geradas a partir dos seguintes fatores específicos: estados psicológicos, aspectos físicos, jogo, preparação da equipe, pessoas importantes, planejamento/organização e avaliação social. Os estados psicológicos e os aspectos físicos foram denominados fatores gerais competitivos individuais (20 situações). Dezesseis delas estavam relacionadas aos estados psicológicos (medos, inseguranças e pressões internas). Os demais foram denominados fatores gerais competitivos situacionais (94 situações). Quarenta e quatro delas estavam relacionadas ao jogo (importância/dificuldade, técnico, companheiros, adversários, arbitragem e a própria competência). Outras fontes importantes de “stress” identificadas foram: pessoas importantes (26 situações) e planejamento/organização (14 situações)Downloads
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Publicado
1999-12-20
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
Situações causadoras de “stress” no basquetebol de alto rendimento: fatores competitivos. (1999). Revista Paulista De Educação Física, 13(2), 217-229. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1999.137871