Efeitos de um programa de atividades físicas para criança asmática, avaliados por provas de função pulmonar
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1992.138055Palavras-chave:
Asma, Função pulmonar, Educação física adaptadaResumo
O presente estudo teve por objetivo investigar em que medida um programa de atividades físicas para crianças asmáticas pode modificar a função pulmonar, observadas as seguintes variáveis: capacidade vital forçada (FVC, em litros), volume expiratório no primeiro segundo (FEV1, em litros), fluxo expiratório forçado entre 0,2 e 1,2 litros (FEF, em litros por segundo), fluxo expiratório entre 25% e 75% da FVC (FMF, em litros por segundo) e o tempo médio de trânsito do ar (MTT, em segundos). Participaram deste estudo 50 crianças na faixa etária de 5 anos e 8 meses a 15 anos. Os resultados mostraram que um programa regular de atividades físicas, com duração de um ano, pode melhorar a mecânica respiratória e tornando mais eficaz a ventilação pulmonar de crianças asmáticas. Observou-se uma melhora do fluxo expiratório forçado entre 0,2 e 1,2 litros (FEF) e do tempo médio de trânsito do ar (MTT). Esses resultados evidenciam que não há alteração significativa para capacidade vital forçada (FVC), volume expiratório no primeiro segundo (FEV1) e fluxo expiratório entre 25% e 75% da FVC (FMF), mas indicam uma tendência de melhora. Apesar dos dados terem mostrado uma melhora nas variáveis FEF e MTT é preciso que se realizem outros estudos envolvendo um grupo controle e com separação de faixas etáriasDownloads
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Publicado
1992-06-20
Edição
Seção
Não Definida
Como Citar
Efeitos de um programa de atividades físicas para criança asmática, avaliados por provas de função pulmonar. (1992). Revista Paulista De Educação Física, 6(1), 3-15. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1992.138055