Transferência de aprendizagem inter-membros: o que é transferido?

Autores

  • Luis Augusto Teixeira Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1992.138059

Palavras-chave:

Transferência de aprendizagem inter-membros, Programação motora

Resumo

A prática de uma tarefa com um membro tem demonstrado ser um elemento importante na aprendizagem e desempenho do outro membro do executante (transferência inter-membros) em tarefas onde há predominância de aspectos cognitivos. Entretanto existe pouca evidência de que aspectos variantes relacionados ao controle motor possam ser transferidos. Esse estudo teve como propósito investigar se a precisão na especificação de um parâmetro de programação motora (força inicial) pode ser transferido de um membro ao outro, e se há assimetria nesse processo de transferência. A análise dos resultados não indicou qualquer diferença na comparação entre os grupos, mostrando apenas uma melhora de desempenho durante a etapa de transferência. Esses achados são discutidos em função dos aspectos aprendidos que parecem ser transferidos de um membro para o outro, além de aspectos metodológicos relacionados à investigação desse fenômeno

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Publicado

1992-06-20

Edição

Seção

Não Definida

Como Citar

Transferência de aprendizagem inter-membros: o que é transferido?. (1992). Revista Paulista De Educação Física, 6(1), 35-40. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1992.138059