Prática mental e aprendizagem de habilidades motoras: conceituação, estudos pioneiros e hipóteses explicativas

Autores

  • Cláudio Portilho Marques Universidade Federal do Paraná. Escola de Educação Física
  • José Fernando Bitencourt Lomônaco Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1992.138066

Palavras-chave:

Aprendizagem motora, Prática mental

Resumo

O presente trabalho refere-se a um procedimento para ensino e aprendizagem de habilidades motoras: a prática mental. Inicialmente o termo é conceituado e alguns paradigmas metodológicos comumente utilizados nos experimentos sobre prática mental são descritos. A seguir, são considerados alguns estudos pioneiros, tais como os de Eggleston (1936), Jacobson (1932), Morrisett (1956) e Shaw (1940). Finalmente, o trabalho apresenta hipóteses que tem sido propostas para explicar a atuação da prática mental. Os autores sugerem que tais hipóteses podem ser classificadas em dois grandes grupos: as fisiológicas e as psicológicas

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Publicado

1992-06-20

Edição

Seção

Não Definida

Como Citar

Prática mental e aprendizagem de habilidades motoras: conceituação, estudos pioneiros e hipóteses explicativas. (1992). Revista Paulista De Educação Física, 6(1), 67-74. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1992.138066