Controles ótimo e adaptativo na aquisição de habilidades motoras seriadas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1992.138067Palavras-chave:
Desenvolvimento motor, Processo adaptativo, Habilidade motoraResumo
Habilidades motoras são mantidas num estado provisório. Por um lado, elas são estáveis, padronizadas e flexíveis para atingir uma meta imediata. Por outro lado, elas podem se tornar instáveis, desordenadas e inconsistentes quando novas metas necessitam ser alcançadas. A aquisição do primeiro - controle ótimo - é restringida pela necessidade do segundo controle adaptativo. Uma série de estudos foi executada para investigar as seguintes questões: se o controle ótimo é caracterizado por um "timing" relativo invariante; se o controle adaptativo seria beneficiado pela estrutura temporal previamente adquirida; se crianças são diferentes de adultos nas duas questões prévias. Oito sujeitos participaram do estudo, cinco adultos e três crianças (6, 8, e 11 anos de idade), numa tarefa motora seriada. O tempo total de resposta e de seus componentes foram medidos. Os resultados indicaram que: (1) o controle ótimo foi adquirido com um "timing" relativo invariante para adultos e crianças; (2) o controle adaptativo foi fortemente baseado nessa estrutura, em todos os sujeitos. O contraste entre a variabilidade dos componentes e a consistência do tempo total de resposta sugere que a variação na micro-estrutura da habilidade pode ser mais importante do que a invariância na macro-estrutura em relação a aquisição de controle adaptativoDownloads
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Publicado
1992-12-20
Edição
Seção
Não Definida
Como Citar
Controles ótimo e adaptativo na aquisição de habilidades motoras seriadas. (1992). Revista Paulista De Educação Física, 6(2), 3-20. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1992.138067