Caracterização acadêmica e profissional da educação física
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1994.138434Palavras-chave:
Educação Física, Objeto de Estudo, Formação Profissional, Desempenho Profissional, Disciplina CurricularResumo
Tentando contribuir para a superação da crise de identidade que a educação física atravessa, têm sido apresentadas várias propostas de caracterização, sem, contudo, alcançar os resultados desejados por se acreditar que há uma intersecção entre educação física e esporte e/ou porque o termo educação física é empregado indiferenciadamente para significar área de estudo, formação profissional, atuação profissional e disciplina curricular. O objetivo desse trabalho é apresentar algumas reflexões que possam servir de subsídio para a caracterização da educação física nos níveis acadêmico e profissional. A nível acadêmico, admite-se que o papel da universidade é a produção e disseminação de conhecimento, incluindo como disseminação o oferecimento de cursos profissionalizantes. Para justificar sua presença na universidade, a educação física deve possuir um objeto de estudo específico e exclusivo, nesse trabalho, entendido como um tema integrativo de estudo, com um caráter agógico e orientado para a atuação profissional. A nível profissinal, defende-se o oferecimento de vários cursos derivados da mesma área temática, com ênfase na formação teórica e sugere-se que a disciplina curricular educação física deve transmitir conhecimentos práticos e teóricos que contribuam para o processo de educação do ser humanoDownloads
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Publicado
1994-12-20
Edição
Seção
Não Definida
Como Citar
Caracterização acadêmica e profissional da educação física. (1994). Revista Paulista De Educação Física, 8(2), 54-67. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1994.138434