Características dos programas de educação física escolar

Autores

  • Joana Elisabete Ribeiro Pinto Guedes Universidade Estadual de Londrina. Centro de Educação Física e Desporto
  • Dartagnan Pinto Guedes Universidade Estadual de Londrina. Centro de Educação Física e Desporto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1997.138555

Palavras-chave:

Educação física escolar, Promoção da saúde, Programas de ensino

Resumo

O propósito do estudo foi desenvolver uma análise quanto ao tipo das atividades e ao nível de intensidade dos esforços físicos oferecidos aos escolares durante as aulas de educação física, numa tentativa de estabelecer relações com os objetivos direcionados à promoção da saúde. Foram analisadas 144 aulas de educação física, selecionadas aleatoriamente, de 15 diferentes escolas da rede de ensino do lo. e 2o. graus do município de Londrina, Paraná, Brasil. O tipo das atividades foi verificada por intermédio de um instrumento de observação direta, construído especificamente para essa finalidade. O nível de intensidade dos esforços físicos foi controlado mediante a monitorização da freqüência cardíaca. Os resultados encontrados indicam que os escolares se ocuparam por um tempo excessivamente longo com tarefas de organização c transição das atividades ministradas. As atividades mais frequentemente selecionadas pelos professores envolveu a prática de esportes. Foram oferecidas aos escolares poucas oportunidades de participar em atividades voltadas ao desenvolvimento e ao aprimoramento da aptidão física. Os professores responsáveis pelas aulas cm nenhum momento recorreram a exposição de conceitos teóricos associados á prática da atividade física relacionada á saúde. O nível de intensidade dos esforços físicos administrados aos escolares foi menor que o limite mínimo necessário para que possa ocorrer adaptações funcionais voltadas a um melhor funcionamento orgânico. Conclui-se que são necessárias modificações nos atuais programas de educação física para que se possa levar os escolares a assumirem atitudes positivas quanto â prática da atividade física relacionada â saúde

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

1997-07-20

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Características dos programas de educação física escolar. (1997). Revista Paulista De Educação Física, 11(1), 49-62. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1997.138555