Uma visão sobre o valor da educação física curricular, a partir de perspectivas imaginárias e ideológicas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2002.138703Palavras-chave:
Educação Física, Valor, Ideologia, ImaginárioResumo
Este estudo investigou a existência de possíveis contradições ou incoerências presentes entre o discurso e a prática da Educação Física Escolar como uma disciplina curricular, considerando como a comunidade escolar percebe o desenvolvimento da Educação Física, a fim de se identificar a ideologia subjacente desta disciplina e assim, verificar o valor da mesma para a sociedade. Desta forma, trabalhou-se com as análises do conteúdo documental, relativo ao projeto MULTIEDUCAÇÃO da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, e do discurso dos representantes da disciplina de Educação Física de escolas municipais, bem como de outras disciplinas curriculares do 2o. segmento do ensino fundamental; dos alunos do 2o. segmento do ensino fundamental; dos pais e/ou responsáveis dos alunos participantes da pesquisa; e das direções das escolas municipais. Os resultados da pesquisa mostraram que a atuação dos profissionais de Educação Física, em sua prática pedagógica, faz com que a disciplina fique caracterizada na sociedade, por uma ideologia dominante decorrente de um imaginário, marcado por idéias contraditórias ou incoerentes entre o discurso e a prática quanto ao seu valor como disciplina curricular dentro das escolasDownloads
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Publicado
2002-06-20
Edição
Seção
Não Definida
Como Citar
Uma visão sobre o valor da educação física curricular, a partir de perspectivas imaginárias e ideológicas. (2002). Revista Paulista De Educação Física, 16(1), 100-112. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2002.138703