Metacognição é hemisfericidade em jovens atletas: direcionamento para uma pedagogia de ensino desportivo

Autores

  • Fabiana Albino de Oliveira Universidade Castelo Branco
  • Fernanda Barroso Beltrão Universidade Castelo Branco
  • Vernon Furtado da Silva Universidade Castelo Branco

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2003.138837

Palavras-chave:

Metacognição, Hemisfericidade, Aprendizagem desportiva, Pedagogia, Esportes, educação

Resumo

O presente estudo investigou a possível relação entre níveis de metacognição e a preferência de processamento hemisférico em relação ao uso de tática por jogadores experientes no jogo de voleibol e futebol. Após a identificação da preferência hemisférica de processamento destes indivíduos, os mesmos foram distribuídos em três grupos hemisféricos distintos, ou seja, bi-hemisféricos (BH), hemisféricos direito (HD) e hemisféricos esquerdos (HE). Estes grupos foram então testados em termos de conhecimento metacognitivo no uso de táticas específicas à respectiva modalidade. Os escores dos grupos hemisféricos, advindos deste teste, foram analisados através de estatística não-paramétrica (Kruskal Wallis Test), com o teste Chi quadrado embutido. Os resultados revelaram uma significativa superioridade dos indivíduos bihemisféricos sobre os mono-hesmiféricos com um Chi geral de 13,303, 2 graus de liberdade, p < 0,001. Uma verificação por modalidade de jogo também revelou a mesma tendência de superioridade dos bi-hemisféricos sobre os mono-hemisféricos, com Chi2 7,178, 1 grau de liberdade, p < 0,007 relativamente a modalidade voleibol e Chi2 6,822, 1 grau de liberdade, p < 0,009 na modalidade futebol. Estes resultados foram discutidos como fornecendo importantes conhecimentos para a formação de metodologias pedagógicas aplicáveis ao ensino desportivo

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2003-12-20

Edição

Seção

Não Definida

Como Citar

Metacognição é hemisfericidade em jovens atletas: direcionamento para uma pedagogia de ensino desportivo. (2003). Revista Paulista De Educação Física, 17(1), 5-15. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2003.138837