Efeito da exposição visual no acoplamento entre informação visual e controle postural em bebês
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2003.138838Palavras-chave:
Percepção, Percepção-ação, Desenvolvimento motor, Exposição visual, Controle postural.Resumo
O objetivo deste estudo foi examinar os efeitos da exposição visual no acoplamento entre informação visual, propiciada pelo movimento de uma sala móvel, e oscilação postural em bebês na posição sentada. Dez bebês, com sete meses de idade e níveis de experiência no sentar independente variando entre 0,5 e 1,5 meses, permaneceram sentados sobre uma plataforma de força dentro de uma sala móvel que foi movimentada para frente e para trás por meio de um servomecanismo nas freqüências de 0,2 e 0,5 Hz. Estes bebês foram submetidos a este procedimento experimental em sete dias consecutivos, realizando 10 tentativas (cinco em cada freqüência), com duração de 60 segundos, em cada sessão de exposição visual. As coletas de dados foram realizadas na primeira, quarta e sétima sessões. Os resultados obtidos apontaram que os bebês foram influenciados pelos movimentos da sala em ambas as freqüências e que a exposição visual pode alterar o acoplamento entre informação sensorial e ação motora em bebês. Com a exposição ao estímulo visual, proveniente da sala móvel, verificou-se uma diminuição no acoplamento entre informação visual e o deslocamento do centro de pressão para a freqüência de 0,5 Hz, mas não para a de 0,2 Hz. Uma possível explicação para o efeito da exposição visual no acoplamento entre informação visual e o deslocamento do centro de pressão pode residir no fato de que com a exposição ao estímulo visual os bebês foram capazes de utilizar as informações relevantes para aquela situação e diminuir a influência do estímulo gerado pela sala móvelDownloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2003-12-20
Edição
Seção
Não Definida
Como Citar
Efeito da exposição visual no acoplamento entre informação visual e controle postural em bebês. (2003). Revista Paulista De Educação Física, 17(1), 16-31. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2003.138838