Aprendizagem de habilidades motoras seriadas da ginástica olímpica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1993.138851Palavras-chave:
Aprendizagem de habilidades seriadas, Tipo de prática, Ginástica olímpicaResumo
O objetivo do presente estudo foi investigar a aprendizagem de habilidades seriadas da ginástica olímpica, através da realização de dois experimentos numa situação real de ensinoaprendizagem. As seguintes condições de aprendizagem foram testadas: por partes, pelo todo, por combinação e por adição. No experimento 1 participaram 39 crianças de ambos os sexos, na faixa etária de 7 a 11 anos, que foram distribuídas em três grupos homogêneos em função dos resultados da avaliação de entrada. A tarefa motora seriada foi composta por cinco seqüências de exercícios e foi praticada durante 19 sessões de 30 minutos cada. Três condições de aprendizagem foram testadas neste experimento: por partes (GP), por combinação (GC) e por adição (GA). Os resultados da análise de variância de um fator mostraram diferença significante a nível de 0,05 a favor do GP em relação ao GC. No experimento 2 participaram 12 crianças, com características semelhantes àquelas do experimento 1, que foram distribuídas por duas condições de aprendizagem: pelo todo (GT) e por adição (GA). A mesma tarefa do experimento 1 foi praticada durante 10 sessões de 30 minutos cada. O teste U de MannWhitney detectou diferença significante a favor do GA. Estes resultados corroboram as proposições de Naylor & Briggs (1963) no sentido de que a aquisição de habilidades de alta complexidade e baixa organização é favorecida pela aprendizagem por partesDownloads
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Publicado
1993-06-20
Edição
Seção
Não Definida
Como Citar
Aprendizagem de habilidades motoras seriadas da ginástica olímpica. (1993). Revista Paulista De Educação Física, 7(1), 58-68. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1993.138851