Estudo da motricidade humana como fonte de ordem para um tema científico,uma profissão, e um componente do currículo escolar

Autores

  • Luis Augusto Teixeira Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1993.138853

Palavras-chave:

Motricidade humana, Educação Física

Resumo

A legitimidade de uma disciplina acadêmica é verificada através de três critérios: (1) foco ou objeto particular de estudo, (2) método especializado, e (3) corpo único de conhecimento. Analisando-se a Educação Física à luz desses critérios, conclui-se que ela é melhor caracterizada como um tema científico do que como uma disciplina acadêmica. Essa característica tem propiciado um grande intercâmbio com diversas áreas de investigação científica, dando origem à formação de um corpo de conhecimento sobre a motricidade humana. Uma parcela significativa desse conhecimento é considerada como o conteúdo mais apropriado dos cursos de preparação profissional em Educação Física, além de complementar a formação acadêmica de outros profissionais cujo conhecimento sobre a motricidade humana assume um papel relevante. Como considerações finais, são feitas seis proposições para dissipar a desordem instalada na área de estudo, na profissão e no componente do currículo escolar, apresentadas inicialmente nesse trabalho

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Publicado

1993-06-20

Edição

Seção

Não Definida

Como Citar

Estudo da motricidade humana como fonte de ordem para um tema científico,uma profissão, e um componente do currículo escolar. (1993). Revista Paulista De Educação Física, 7(1), 77-91. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1993.138853