Tempo de reação e a aprendizagem de uma tarefa de “timing” antecipatório em idosos

Autores

  • Suely Santos Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física
  • Go Tani Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1995.139418

Palavras-chave:

Tempo de reação, Aprendizagem motora, Envelhecimento, “Timing” antecipatório

Resumo

Parece que a “performance” motora em idosos está relacionada ao sistema efetor mais em termos dc controle do que de força muscular, particularmente com a velocidade de processamento de informações. Durante o envelhecimento há um aumento do tempo de resposta motora devido a modificações estruturais e funcionais do organismo. Entretanto, a identificação dos fatores envolvidos nesta lentidão e o efeito destes fatores na organização espacial e temporal dc movimentos ainda necessitam de maiores estudos. O objetivo deste estudo foi medir, inicialmente, o tempo dc reação (TR) dc indivíduos idosos e então verificar a sua influência na aprendizagem de uma tarefa dc “timing1 antccipatório. Trinta indivíduos entre 60 e 79 anos dc idade participaram do experimento. Para investigar o efeito do TR foram formados dois grupos experimentais: (TRC) tempo de reação curto: c (TRL) tempo dc reação longo. Os resultados foram analisados cm termos de erros absoluto, constante e variável, aplicando-se análise de variância, teste t de Student e teste dc Tukcy. Ambos os grupos mostraram uma diminuição gradativa de erros na fase de aquisição e mantiveram um nível dc desempenho semelhante na fase dc retenção. O efeito do TR curto ou longo foi diluído durante o processo de aprendizagem. Os resultados revelaram que mesmo partindo de estados iniciais diferentes, alcançou-se o mesmo patamar de desempenho (estado final semelhante), evidenciando a importância de se considerar as diferenças individuais no que se refere a adaptabilidade do idoso na aprendizagem motora

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Publicado

1995-06-20

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Tempo de reação e a aprendizagem de uma tarefa de “timing” antecipatório em idosos. (1995). Revista Paulista De Educação Física, 9(1), 51-62. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1995.139418