Reflexões de professores sobre a educação física na educação infantil incluindo o referencial curricular nacional

Autores

  • Osvaldo Luiz Ferraz Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
  • Lino de Macedo Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2001.139488

Palavras-chave:

Educação física escolar, Educação física infantil

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi investigar o papel da Educação Física na Educação Infantil, considerando-se os objetivos gerais, objetivos específicos, os conteúdos da aprendizagem, elementos de gestão da aula e avaliação, explicitados por professores da Rede Pública Municipal de Ensino de São Paulo que desenvolvem Educação Física de forma regular e sistematizada, visando verificar as relações existentes entre os objetivos gerais e os específicos e o quanto estão presentes, na atuação profissional, os aspectos teóricos e práticos da proposta do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Entrevistou-se quatro professores, considerados modelos de proposta pedagógica adequada, indicados pela Diretoria de Orientação Técnica da SME-SP. Tendo em vista os resultados obtidos, pode-se observar que: a) os objetivos gerais possuem intencionalidade educativa e não somente assistencial, demonstrando preocupação em auxiliar a inserção da criança em um meio social diferente da família; b) os objetivos específicos definem a Educação Física tomando-se por base uma “qualidade do movimento” expressa na ampliação e aprimoramento das formas básicas de movimento; c) em relação aos conteúdos, pode-se observar a presença das dimensões conceituais, atitudinais e procedimentais; d) considerando-se a gestão da aula, quanto ao aspecto tempo, o trabalho não está restrito ao tempo livre no parque, mas implementado em atividades com intervenção do professor; quanto ao espaço e objetos, as questões relacionadas à possibilidade de variações em sua utilização pelas crianças foi enfatizada e quanto aos relacionamentos, verificou-se a valorização das trocas propiciadas pela interação entre as crianças; e) em relação à avaliação, não foi observada preocupação com as técnicas de movimento, entretanto a qualidade do movimento foi enfatizada, referindo-se à superação dos problemas mais comuns encontrados nas habilidades básicas. Em termos gerais, os elementos contidos no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil estão presentes na prática pedagógica dos professores. Sugere-se cursos de formação continuada para que os professores possam discutir e aprimorar esta área do conhecimento

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2001-06-20

Edição

Seção

Não Definida

Como Citar

Reflexões de professores sobre a educação física na educação infantil incluindo o referencial curricular nacional. (2001). Revista Paulista De Educação Física, 15(1), 83-102. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2001.139488