As limitações do método científico: implicações para a educação física

Autores

  • Benedito Pereira Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1998.139564

Palavras-chave:

Epistemologia, Filosofia da ciência, Hermenêutica, Método científico, Paradigmas, Positivismo, Racionalismo crítico, Pluralismo

Resumo

A Educação Física tem procurado se afirmar como disciplina acadêmica e profissão recorrendo a algumas estratégias. Por exemplo, tentou-se modificar o seu nome, caracterizar o seu objeto de estudo e desenvolver metodologia própria. Para o seu desenvolvimento enquanto profissão, não encontramos uma ampla discussão desta questão. Este ensaio teve por objetivo discutir o terceiro item através de uma ampla revisão dos principais métodos científicos disponíveis. Constatamos com isso que existe confusão entre métodos e técnicas entre os profissionais da Educação Física e que a metodologia ainda não desenvolveu um método científico isento de problemas

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Publicado

1998-12-20

Edição

Seção

Ensaios

Como Citar

As limitações do método científico: implicações para a educação física. (1998). Revista Paulista De Educação Física, 12(2), 228-248. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1998.139564