Processo adaptativo em aprendizagem motora: o papel da variabilidade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2000.139613Palavras-chave:
Processo adaptativo, Aprendizagem motora, Comportamento motor, Habilidade motoraResumo
O objetivo desta apresentação é sintetizar alguns estudos experimentais realizados recentemente no Laboratório de Comportamento Motor (LACOM) para testar os principais pressupostos de um modelo teórico que trata da aquisição de habilidades motoras como um processo adaptativo. Segundo esse modelo teórico, a aquisição de habilidades motoras é um processo cíclico e dinâmico de estabilidade-instabilidadeestabilidade que resulta em crescente complexidade. Assim, considera-se não apenas a estabilização, mas também a adaptação como fases constituintes do mesmo processo. O problema central é considerar como consistência e variabilidade são conciliados numa mesma estrutura. Propõe-se, então, que através da prática é formado um programa de ação organizado hierarquicamente em dois níveis: a macro-estrutura que é expressa nos aspectos invariantes da habilidade motora estando assim relacionada à consistência, e a micro-estrutura expressa nos aspectos variantes da habilidade motora estando relacionada, portando, à desordem e à variabilidade. Dois estudos experimentais são descritos, um envolvendo uma tarefa de controle de força de preensão manual, e outro com uma tarefa de posicionamento linear com reversão. Os resultados foram, de uma forma geral, favoráveis às predições do modelo teórico proposto, porém, para que ele seja aperfeiçoado, é necessária a realização de novos estudosDownloads
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Publicado
2017-10-20
Edição
Seção
Não Definida
Como Citar
Processo adaptativo em aprendizagem motora: o papel da variabilidade. (2017). Revista Paulista De Educação Física, supl.3, 55-61. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2000.139613