Aprendizagem de habilidades motoras II: o que muda com a prática?

Autores

  • Jefferson Thadeu Canfield Centro Universitário Franciscano - Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2000.139615

Palavras-chave:

Aprendizagem motora, Habilidade motora, Ação, Intencionalidade

Resumo

Partindo do entendimento de que o movimento humano pode ser visto em diferentes níveis de análise, esse ensaio pretendeu oferecer uma reflexão filosófica na tentativa de explicar como ocorrem as mudanças no processo de aprendizagem motora. Essa reflexão está pautada no entendimento do conceito de intencionalidade e na proposta de complementaridade entre as seguintes questões: a) como um ato motor é executado?; b) por que alguém executa um ato motor? Nesse sentindo, discutindo diferentes abordagens baseadas em autores como Gibson, Reed, Jong, Vygotsky e Mead, optou-se pelo entendimento de « intencionalidade como algo que toma menos rígido o acoplamento entre organismo e ambiente, posto que esse conceito refere-se à habilidade do indivíduo agir de modo relativamente independente do objeto visual existente. Essa interpretação contrasta com a abordagem da percepção-ação, e vai ao encontro das idéias de Jong e Vygotsky

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Publicado

2017-10-20

Edição

Seção

Não Definida

Como Citar

Aprendizagem de habilidades motoras II: o que muda com a prática?. (2017). Revista Paulista De Educação Física, supl.3, 72-78. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2000.139615