Análise da Oferta de Empreendimentos Turísticos Associados ao Veganismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v34i1p105-123

Palavras-chave:

Turismo vegano, Veganismo, Novos movimentos sociais econômicos, mercado turístico, oferta turística

Resumo

(O veganismo é um movimento social que busca o fim da exploração animal e abarca práticas individuais e coletivas para alcançar esse propósito nos âmbitos social, ambiental, econômico e político. Tais práticas atingem principalmente o mercado alimentício, mas se estendem para demais setores econômicos, como o mercado turístico. Portanto, o presente estudo tem como objetivo avaliar as adaptações pertinentes ao nicho vegano inseridas nesse mercado. O percurso metodológico compreendeu um estudo exploratório de abordagem qualitativa com utilização dos métodos análise de conteúdo virtual e entrevistas semiestruturadas. Sobre a análise de conteúdo virtual, foram pesquisadas avaliações com menção aos termos “vegano/a” na plataforma TripAdvisor para encontrar agências de viagens e meios de hospedagens especializados nesse serviço nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A partir do resultado desse mapeamento e após análise de suas redes sociais, determinados empreendimentos tiveram seus representantes convidados para participar de entrevistas sobre os serviços para o público vegano. A análise de conteúdo das entrevistas foi realizada a partir das seguintes categorias: gastronomia; sustentabilidade; experiências; hospitalidade. Entre os resultados da pesquisa, evidenciou-se um crescimento na oferta de produtos turísticos adequados ao público vegano, e como os empreendimentos vêm buscando práticas cada vez mais orientadas a questões socioambientais, para atrair não somente veganos, mas consumidores conscientes. Esta pesquisa contribuiu para o entendimento sobre como o veganismo vem transformando o mercado turístico e para a consolidação de uma síntese de indicadores de gestão para os empreendimentos que desejam participar do nicho de viagens veganas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Romário Loffredo de Oliveira, Universidade de São Paulo

    Doutorando do programa de Turismo na Universidade de São Paulo.

  • Bruna Ranção Conti, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora Adjunta no curso de Turismo da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Professora no Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal Fluminense

Referências

Adams, C. A. (2018). A política sexual da carne: a relação entre carnivorismo e a dominância masculina. 2. Ed. São Paulo: Alaúde Editorial, 2018.

Azevedo, E. (2017). Alimentação, sociedade e cultura: temas contemporâneos. Sociologias, 19(44), 276-307. https://doi.org/10.1590/15174522-019004412.

Bahl, M., Gimenes, M. H. S. G., & Nitsche, L. B. (2011). Territorialidade Gastronômica: as cozinhas regionais como forma de mediação do homem com o meio e como atrativo turístico. Revista Geográfica da América Central, 1-16.

Bardin, L. (2010). Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70.

Boni, V., & Quaresma, S. J. (2005). Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC, 2(1-3), 68-80.

Coleman, J. S. (1958). Snowball sampling: Problems and techniques of chain referral sampling. Human Organization, 17, 28-36.

Damas, M. T. (2020). Turismo Sustentável: reflexões, avanços e perspectivas. Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur), 13(2), 310-237.

Faltin, A. O., & Gimenes-Minasse, M. H. (2019). Comensalidade, hospitalidade e convivialidade: um ensaio Teórico. Rosa dos Ventos Turismo e Hospitalidade, 11(3), 634-652. http://dx.doi.org/10.18226/21789061.v11i3p634.

Feil, A. A.; Schreiber, D. (2017). Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável: desvendando as sobreposições e alcances de seus significados. Cadernos EBAPE.BR, 14(3), 667-681. https://doi.org/10.1590/1679-395157473

Gendron, C. (2004). Le Commerce Équitable: un nouveau mouvement social économique au Coeur d’une autre mondialisation. Québec: UQAM.

Gramsci, A. (1978). Concepção Dialética da História. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Hall, C. M., & Valentin, A. (2005). Content Analysis. Ritchie, B.W., Burns, P., & Palmer, C. (Eds.) Tourism Research Methods: Integrating Theory with Practice. Wallingford, UK: CABI Publishing.

Hirth, S. (2021). Food that Matters: Boundary Work and the Case for Vegan Food Practices. Sociologia Ruralis, 61(1), 234-254. https://doi.org/10.1111/soru.12317.

Hume, D. (2000). Tratado da natureza humana. São Paulo: Unesp.

Krippendorf, J. (2003). Sociologia do turismo: para uma nova compreensão do lazer e das viagens. São Paulo: Aleph.

Lopes, M. S., & Gimenes-Minasse, M. H. (2021). Dificuldades de indivíduos veganos em destinos turísticos. CULTUR - Revista de Cultura e Turismo, 15(2), 1-29. https://doi.org/10.36113/cultur.v15i2.2927.

Menezes, P. D. L., & Guedes, J. A. (2011). A ideologia do turismo e o discurso midiático. Revista Hospitalidade, 8(1), 95-108.

Nierdele, P., & Schubert, M. N. (2020). HOW does veganism contribute to shape sustainable food systems? Practices, meanings and identities of vegan restaurants in Porto Alegre, Brazil. Journal of Rural Studies, 78, 304-313. https://doi.org/10.1016/j.jrurstud.2020.06.021.

Oliveira, F. A. G., & Silva, M. A. Diálogos sobre ética e veganismo. In: Rocha, J. J. G. (Org.) (2020). Nós e os outros animais. Sociabilidades e normatividades multiespécies (134-200). João Pessoa: UFPB.

Oliveira, R. L., Conti, B. R., & Valduga, M. C. (2022). Discussões sobre a comensalidade e as experiências de viagens para os veganos. Cenário: Revista Interdisciplinar Em Turismo E Território, 10(1), 1–23. Recuperado de: https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/40850

Oliveira, R. L., & Conti, B. R. (2023). Investigação teórica sobre o veganismo e o turismo: uma revisão sistemática da literatura. Revista Hospitalidade, 19, 550–578. Recuperado em: https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/1045.

Paredes-Rodríguez, B. F., Chiriboga-Mendoza, F. R., & Zambrano-Pilay, E. C. (2022). Competitividad empresarial y desarrollo de mercado turístico. Revista Científica Arbitrada de Investigación En Comunicación, Marketing y Empresa REICOMUNICAR, 5(9), 2-7. https://doi.org/10.46296/rc.v5i9.0032

Polanyi, K. (2000). A Grande Transformação. As Origens da Nossa Época. Ed. Campus, Rio de Janeiro.

Portilho, F. (2009). Novos atores no mercado: movimentos sociais econômicos e consumidores politizados (Dossiê Sociologia Econômica). Revista Política & Sociedade, 8(15), 199-224.

Singer, P. (2020). Libertação animal: o clássico definitivo sobre o movimento pelos direitos dos animais. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes.

The Good Food Institute Brazil (GFI). (2020). O consumidor brasileiro e o mercado plant-based. Recuperado de: https://gfi.org.br/wp-content/uploads/2021/02/O-consumidor-brasileiro-e-o-mercado-plant-based.pdf

The Vegan Society. (18 de março de 2023). Definition of veganism. Recuperado de: https://www.vegansociety.com/go-vegan/definition-veganism.

Trigo, L. G. G. (2010). A viagem como experiência significativa. In: Panosso Netto, A.; Gaeta, C. (Eds.), Turismo de Experiência, São Paulo: SENAC.

Vilela, D. B. L. (2017). Consumo político e ativismo vegano: dilemas da politização do consumo na vida cotidiana. Estudos Sociedade e Agricultura 25(2), 353-377. https://doi.org/10.36920/esa-v25n2-7.

Wilkinson, J. (2006). Os mercados não vêm mais do “mercado”. In: Marques, F. C.; Conterato, M. A.; Schneider, S. (Orgs.). Construção de Mercados e Agricultura Familiar. Desafios para o desenvolvimento rural. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 53-74.

Wilkinson, J. (2008). Global values chains and networks in dialogue with consumption and social movements. International Journal of Technological Learning, Innovation and Development, 1(4).

Winters, E. (2018). 30 Desculpas de não veganos e como respondê-las. Recuperado de: https://earthlinged.org/ebook.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

OLIVEIRA, Romário Loffredo de; CONTI, Bruna Ranção. Análise da Oferta de Empreendimentos Turísticos Associados ao Veganismo. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 34, p. 105–123, 2023. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v34i1p105-123. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/213249.. Acesso em: 30 dez. 2024.