A Avaliação dos Atributos da Imagem e sua Relação com a Imagem Global do Destino de Turismo Internacional – Praia de Jericoacoara
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v24i1p25-40Palavras-chave:
Destino turístico, marketing, imagem do destino turístico, relação entre atributos da imagem e imagem global.Resumo
O turismo se tornou um fenômeno relevante para a economia de países, recebendo uma maior importância a partir da década de 50 (CROUCH e RITCHIE, 1999). Todavia, o turismo, enquanto setor econômico, no Brasil ainda é considerado iniciante (MINISTÉRIO DO TURISMO, 2007) e medidas para fomentar este setor vêm sendo adotadas. Nesse contexto, o marketing pode ser usado como instrumento para a competitividade dos destinos turísticos e a imagem do lugar um fator fundamental para o sucesso do destino. Bigné, Sanchez e Sanchez (2001) apontam a relevância dos atributos da imagem para a avaliação global satisfatória do destino turístico. Assim, este trabalho apresenta uma avaliação acerca da relação da imagem percebida de Jericoacoara, um dos 65 destinos turísticos indutores do desenvolvimento no Brasil (MINISTÉRIO DO TURISMO, 2010), e a avaliação global do lugar feita por turistas, verificando a importância atribuída para os atributos da imagem do lugar. Os resultados foram obtidos por meio de pesquisa quantitativa, de campo, com 280 turistas, e corroboraram a afirmativa de Bigné, Sanchez e Sanchez (2001). Além disso, servem de ferramenta para a elaboração de um plano de marketing efetivo para o destino turístico, tendo em vista que o estudo da imagem do lugar é essencial para identificar elementos falsos e verdadeiros, bem como pontos fortes e fracos do destino turístico (KOTLER et al, 1993).Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial na RTA.
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International que só permite uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença, com sujeição do texto às normas de padronização adotada pela RTA.
2. A Revista pode solicitar transferência de direitos autorais, permitindo uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho a bases de dados de acesso livre ou pagos, sem a obrigação de repasse dos valores cobrados dos usuários aos autores.
3. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. A revista Turismo em Análise não cobra nada de seus autores para submissão ou publicação.