A estratégia de overbooking e sua aplicação no mercado de transporte aéreo brasileiro

Autores/as

  • Renée Baptista Ferraz Instituto Tecnológico de Aeronáutica
  • Alessandro Vinícius Marques de Oliveira Warwick University, Reino Unido

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v19i1p103-124

Palabras clave:

overbooking, gerenciamento de receitas, reservas, transporte aéreo.

Resumen

Uma questão fundamental relativa à gestão de empresas aéreas diz respeito ao adequado balanceamento entre oferta e demanda. Grande parte dos vôos das companhias aéreas decola com um número significativo de assentos vazios, sendo uma parcela significativa dessa capacidade ociosa gerada pelos chamados passageiros no-show e pelos cancelamentos de reserva feitos com pouca antecedência em relação ao horário do vôo. No Brasil, o hábito de cancelar a reserva não é comum entre os usuários do transporte aéreo; na maioria das vezes, os passageiros esperam que o prazo da reserva expire ou, quando o bilhete já foi adquirido, simplesmente não comparecem ao embarque. Estas práticas, consentidas pelas empresas aéreas devido à flexibilidade oferecida em determinados bilhetes de passagem (classes tarifárias), inviabilizam a reutilização dos assentos que foram "desocupados" em tempo hábil para o vôo. Desta forma, torna-se economicamente racional que as empresas procurem se proteger das perdas resultantes adotando mecanismos como o aumento virtual da capacidade de uma aeronave, ou overbooking. O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise de eficiência e de riscos com relação à prática de overbooking, ou seja, verificar a viabilidade econômica e os riscos associados de se praticar tal estratégia, apontando suas vantagens e desvantagens, riscos associados e questões referentes às responsabilidades e à legislação.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Renée Baptista Ferraz, Instituto Tecnológico de Aeronáutica
    Mestranda do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, engenheira civil.
  • Alessandro Vinícius Marques de Oliveira, Warwick University, Reino Unido
    PhD in Economics (Warwick University, UK).

Publicado

2008-05-01

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

FERRAZ, Renée Baptista; OLIVEIRA, Alessandro Vinícius Marques de. A estratégia de overbooking e sua aplicação no mercado de transporte aéreo brasileiro. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 19, n. 1, p. 103–124, 2008. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v19i1p103-124. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/14144.. Acesso em: 26 jun. 2024.