A hospitalidade e cordialidade brasileira: o Brasil percebido por estrangeiros
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v20i2p196-209Palabras clave:
hospitalidade, cordialidade, personalismo, herança ibérica, turismo.Resumen
O tema central deste ensaio é o traço cultural de 'cordialidade' do homem brasileiro, na acepção de Sérgio Buarque de Holanda, como sendo uma das principais motivações para os turistas estrangeiros viajarem ao Brasil. A partir de uma visão panorâmica do mercado turístico mundial e da constatação da incipiente participação do país no mesmo, este ensaio busca uma explicação desse fator motivador através da teoria do "homem cordial" de Holanda, também sinalizada nas obras de Gilberto Freyre, José Carlos Reis, e em tantos outros intérpretes do Brasil. Finalmente, este artigo sugere que essa "hospitalidade" referida por nossos visitantes estrangeiros deriva da natureza "cordial" antes aludida, podendo assim constituir-se em importante fator diferencial na elaboração de uma política para o setor.Descargas
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Publicado
2009-08-01
Número
Sección
Artículos
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Cómo citar
OLIVEIRA, Carlyle Tadeu Falcão de; MARTINS, Paulo Emílio Matos. A hospitalidade e cordialidade brasileira: o Brasil percebido por estrangeiros. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 20, n. 2, p. 196–209, 2009. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v20i2p196-209. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/14181.. Acesso em: 2 jul. 2024.