Internet no setor hoteleiro: uma abordagem sob a ótica dos empresários e dos turistas

Autores/as

  • Nelsio Rodrigues de Abreu Universidade Federal de Alagoas; Faculdade de Economia, Administração Contabilidade
  • Renata Francisco Baldanza Universidade Federal de Alagoas; Instituto de Ciências, Humanas, Comunicação e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v20i3p427-445

Palabras clave:

marketing, internet, turismo, estratégias.

Resumen

O objetivo do presente artigo foi estudar a utilização da Internet como instrumento estratégico de marketing por empresários no setor hoteleiro da cidade de Maceió. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva, cujos dados quantitativos foram coletados por meio de questionários estruturados aplicados aos empresários do setor hoteleiro e aos turistas, recebendo tratamento estatístico (descritivo e análise fatorial) sendo tabulados e processados por meio do software SPSS. Quanto aos empresários, levantou-se informações sobre uso ou não da internet como instrumento estratégico. Quanto aos turistas, foi utilizada a própria Internet através de um questionário on-line, visando alcançar somente pessoas que acessam a Internet para obter informações sobre turismo. Os resultados obtidos evidenciam que alguns empresários ainda não estão explorando adequadamente as potencialidades da Internet e que os turistas estão usando a Internet como mais um canal de compra de produtos/serviços turísticos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Nelsio Rodrigues de Abreu, Universidade Federal de Alagoas; Faculdade de Economia, Administração Contabilidade
    Doutor – Professor e Pesquisador da Faculdade de Economia, Administração Contabilidade – FEAC da Universidade Federal de Alagoas – UFAL.
  • Renata Francisco Baldanza, Universidade Federal de Alagoas; Instituto de Ciências, Humanas, Comunicação e Artes
    Mestre – Professora e Pesquisadora do Instituto de Ciências, Humanas, Comunicação e Artes – ICHLA da Universidade Federal de Alagoas – UFAL.

Publicado

2009-12-01

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

ABREU, Nelsio Rodrigues de; BALDANZA, Renata Francisco. Internet no setor hoteleiro: uma abordagem sob a ótica dos empresários e dos turistas. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 20, n. 3, p. 427–445, 2009. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v20i3p427-445. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/14194.. Acesso em: 15 may. 2024.