Estratégias competitivas para empresas turísticas: um estudo no setor hoteleiro de um município do litoral catarinense
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v21i2p297-319Palabras clave:
estratégias competitivas, turismo, setor hoteleiro.Resumen
O tema estratégias tem sido um assunto que está cada vez mais em evidência nos estudos organizacionais. No turismo não tem sido diferente, embora grande parte da literatura apresente estudos relacionados às estratégias que buscam desenvolver os diferentes destinos turísticos. Esse artigo tem como principal objetivo identificar as estratégias competitivas adotadas pelas empresas do setor hoteleiro de um município catarinense com elevado fluxo de turistas. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso, de caráter descritivo. As técnicas de coleta de dados adotadas foram a entrevista semi-estruturada, a observação passiva e a análise documental. Os resultados mostraram que as estratégias adotadas pelo setor estão relacionadas com a própria estrutura competitiva, que faz com que as empresas adotem um conjunto diversificado de estratégias.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2010-08-01
Número
Sección
Artículos
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), lo que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su autoría y publicación inicial en RTA.
Cómo citar
GOHR, Cláudia Fabiana; SANTOS, Luciano Costa. Estratégias competitivas para empresas turísticas: um estudo no setor hoteleiro de um município do litoral catarinense. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 21, n. 2, p. 297–319, 2010. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v21i2p297-319. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/14218.. Acesso em: 21 jul. 2024.