Turismo e Ensino de História: potencialidades e interpretações locais

Autores/as

  • Raquel Alvarenga Sena Venera Univali

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v21i2p421-436

Palabras clave:

turismo, ensino de história, patrimônio cultural, memória, narrativas.

Resumen

Este artigo é resultado de uma pesquisa sobre as intersecções do Ensino de História na Educação Fundamental desenvolvida nos anos de 2005 a 2008 na Rede Municipal de ensino de Itajaí, Santa Catarina, a partir de narrativas escritas por estudantes das 7ª e 8ª séries. As análises dessas narrativas foram feitas a partir da Análise do Discurso, AD, com tradição francesa, e evidenciaram tipologias discursivas, entre elas os discursos Histórico e Turístico como marcas nos enunciados dos adolescentes e como essas duas grandes áreas do conhecimento podem potencializar as interpretações locais e incentivar sentimentos como pertencimento, identidade e alteridade - importantes não apenas para os objetivos da História ensinada, mas também para construir desejos e potencialidades de um Turismo mais cultural.

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Biografía del autor/a

  • Raquel Alvarenga Sena Venera, Univali
    Doutora em Educação pela Unicamp; Mestre em História Cultural pela UFSC; Bacharel e Licenciada em História pela Univali; Professora do curso de História (modalidade presencial) da Univali; Professora do Curso
    de Mestrado em Turismo e Hotelaria da Univali.

Publicado

2010-08-01

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

VENERA, Raquel Alvarenga Sena. Turismo e Ensino de História: potencialidades e interpretações locais. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 21, n. 2, p. 421–436, 2010. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v21i2p421-436. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/14224.. Acesso em: 17 jul. 2024.