Ordem régia de censura a roteiros turísticos do século XVIII: André João Antonil no Índex

Autores/as

  • João dos Santos Filho Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v12i1p72-79

Palabras clave:

turismo e viagem, roteiro turístico, historiografia, produção colonial, Brasil, século XVIII.

Resumen

A historiografia nacional foi redefinida e passou a ser fundamental para conhecer o "éthos brasilis", graças as descrições realizadas pelos jesuítas e os estudos de cientistas do século XVIII. O livro "Cultura e Opulência do Brasil", de André João Antonil, permitiu aos estudiosos do turismo um imenso campo para a pesquisa sobre os roteiros dos viajantes. Com um trabalho próximo ao "método da economia política", Antonil inova as informações e monta uma série de roteiros que alavancaram os primeiros princípios dos roteiros turísticos no Brasil.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • João dos Santos Filho, Universidade Estadual de Maringá
    Bacharel em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica(PUC/SP) e em Turismo pelo Centro Universitário Ibero-Americano (UNIBERO). Doutorando em Turismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA/USP). Docente no curso de Turismo e Hotelaria da Universidade Estadual de Maringá e Universidade Norte do Paraná.

Publicado

2001-05-03

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

FILHO, João dos Santos. Ordem régia de censura a roteiros turísticos do século XVIII: André João Antonil no Índex. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 12, n. 1, p. 72–79, 2001. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v12i1p72-79. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/63530.. Acesso em: 2 jan. 2026.