Comprometimento organizacional da mão-de-obra na hotelaria de Uberlândia

Autores/as

  • Évora Mandim Ribeiro Naves Universidade do Triângulo (Unit), Uberlândia, MG
  • Marilia Ferreira Dela Coleta Universidade Federal de Uberlândia.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v14i1p98-116

Palabras clave:

hotelaria, empresas hoteleiras, hotéis, comprometimento organizacional, perfil da mão-de-obra, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Resumen

Pesquisa de campo que analisa o nível de comprometimento dos funcionários de algumas empresas hoteleiras da cidade de Uberlândia. Na investigação utilizou-se o modelo teórico das três dimensões de Meyer, Allen & Smith (1993) (comprometimento normativo, instrumental e afetivo), adaptado no Brasil por Medeiros (1997). Utiliza-se de estatísticas descritivas, testes de hipóteses, análise de correlações e análise de variância para análise dos dados. Os resultados demonstram que, apesar de os sujeitos terem se mostrado comprometidos com as organizações, prevalece na amostra o vínculo normativo. As médias das dimensões do comprometimento, no caso da população pesquisada, são afetadas pelas características biográficas, e apresentaram correlações com as variáveis profissionais.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Évora Mandim Ribeiro Naves, Universidade do Triângulo (Unit), Uberlândia, MG
    Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Gestão Empresarial pela UFU. Mestre em Administração. Docente das disciplinas Administração de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional dos cursos de Turismo e Administração do Centro Universitário do Triângulo (Unit).
  • Marilia Ferreira Dela Coleta, Universidade Federal de Uberlândia.
    Doutora em Psicologia Social pela Universidade de Brasília. Docente da Faculdade de Psicologia - Universidade Federal de Uberlândia.

Publicado

2003-05-15

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

NAVES, Évora Mandim Ribeiro; COLETA, Marilia Ferreira Dela. Comprometimento organizacional da mão-de-obra na hotelaria de Uberlândia. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 14, n. 1, p. 98–116, 2003. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v14i1p98-116. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/63622.. Acesso em: 27 jun. 2024.