Comprometimento organizacional da mão-de-obra na hotelaria de Uberlândia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v14i1p98-116Palabras clave:
hotelaria, empresas hoteleiras, hotéis, comprometimento organizacional, perfil da mão-de-obra, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.Resumen
Pesquisa de campo que analisa o nível de comprometimento dos funcionários de algumas empresas hoteleiras da cidade de Uberlândia. Na investigação utilizou-se o modelo teórico das três dimensões de Meyer, Allen & Smith (1993) (comprometimento normativo, instrumental e afetivo), adaptado no Brasil por Medeiros (1997). Utiliza-se de estatísticas descritivas, testes de hipóteses, análise de correlações e análise de variância para análise dos dados. Os resultados demonstram que, apesar de os sujeitos terem se mostrado comprometidos com as organizações, prevalece na amostra o vínculo normativo. As médias das dimensões do comprometimento, no caso da população pesquisada, são afetadas pelas características biográficas, e apresentaram correlações com as variáveis profissionais.Descargas
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Publicado
2003-05-15
Número
Sección
Artículos
Licencia
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Cómo citar
NAVES, Évora Mandim Ribeiro; COLETA, Marilia Ferreira Dela. Comprometimento organizacional da mão-de-obra na hotelaria de Uberlândia. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 14, n. 1, p. 98–116, 2003. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v14i1p98-116. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/63622.. Acesso em: 30 jun. 2024.