Concepção de um planejamento sustentável da educação superior em Turismo e Hotelaria no Brasil

Autores/as

  • Keila Cristina Nicolau Mota Universidade do Vele do Itajaí - Univali

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v14i2p103-126

Palabras clave:

ensino em turismo, educação superior em turismo e hotelaria, planejamento sustentável.

Resumen

Apresenta os conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável e aborda a educação em turismo e hotelaria numa visão sistêmica, enumerando as possíveis áreas de absorção da mão-de-obra qualificada pelas instituições de ensino. Mostra a visão de alguns autores nacionais e internacionais sobre o assunto. Traz um histórico do ensino de turismo no Brasil, ilustrando seu rápido crescimento e as conseqüências causadas no setor. Faz um alerta para os problemas provocados pelo rápido crescimento dos cursos na sociedade brasileira e identifica vários desafios que poderão ser inseridos na concepção de um planejamento estratégico em busca da sustentabilidade do setor de turismo.

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Biografía del autor/a

  • Keila Cristina Nicolau Mota, Universidade do Vele do Itajaí - Univali
    Bacharel em Turismo pela Universidade de Fortaleza - Unifor, Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará - Uece e Doutoranda em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali/SC. Membro da Comissão de especialistas do Inep para avaliação das condições de ensino dos cursos de graduação em Turismo e/ou Hotelaria. Coordenadora do Curso de Turismo (licenciada) da Faculdade Integrada do Ceará - FIC.

Publicado

2003-11-14

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

MOTA, Keila Cristina Nicolau. Concepção de um planejamento sustentável da educação superior em Turismo e Hotelaria no Brasil. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 14, n. 2, p. 103–126, 2003. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v14i2p103-126. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/63648.. Acesso em: 31 jul. 2024.