Enoturismo: o vinho como produto turístico
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v16i2p157-173Palabras clave:
enoturismo, vinho, produto turístico, motivação, cultura.Resumen
O turismo possui diferentes faces objetivando satisfazer um número cada vez maior de pessoas. Uma dessas faces, de recente e notável crescimento, busca no gosto pelo vinho e por sua cultura a força capaz de gerar o enoturismo. Por meio de bibliografia existente, entrevistas e visitas técnicas, foi realizado um levantamento dos aspectos gerais das principais localidades enoturísticas no mundo, possibilitando aprofundar o significado e a importância da atividade turística associada ao vinho, que acompanha o homem desde a Antiguidade. O prazer proporcionado ao degustar um vinho vai muito além dos sentidos físicos; quando associado ao seu entorno, torna-se um momento lúdico, envolto em idéias e sentimentos. O enoturismo não é apenas mais uma ramificação da indústria turística, mas sim uma oportunidade de resgatar a história da humanidade, seu valor e sua simbologia.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2005-11-30
Número
Sección
Artículos
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), lo que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su autoría y publicación inicial en RTA.
Cómo citar
LOCKS, Eliza Bianchini; TONINI, Hernanda. Enoturismo: o vinho como produto turístico. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 16, n. 2, p. 157–173, 2005. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v16i2p157-173. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/63734.. Acesso em: 1 jul. 2024.